domingo, fevereiro 12, 2006

Mais sobre as caricaturas da discórdia

Os protestos contra as caricaturas do profeta publicadas em jornais europeus continuaram neste sábado, com manifestações pacíficas. Nas ruas de Berna (Suíça), reuniram-se cerca de mil muçulmanos.

Na cidade espanhola de Melilla, de 65 mil habitantes, com 40% de muçulmanos, reuniram-se cerca de 200 manifestantes. Em Bilbao, manifestaram-se cerca de 50.

Também houve manifestações na Noruega e Holanda.

Por causa das caricaturas, a Dinamarca apelou este sábado aos seus cidadãos para que deixem a Indonésia o mais rápido possível. O país encerrou ontem mais duas embaixadas por não conseguir garantir a segurança do pessoal diplomático.

Em Damasco (Síria), o embaixador e restante pessoal diplomático abandonaram a embaixada depois de as autoridades terem reduzido a segurança do edifício «a um nível inaceitável».

Em França, onde existe a maior comunidade muçulmana na Europa (aproximadamente cinco milhões de membros), cerca de dez mil pessoas manifestaram-se em Paris e outras 2200 em Estrasburgo, em reposta ao apelo feito por várias associações muçulmanas.

Em Trafalgar Square, Londres, cerca de dez mil pessoas reuniram-se em resposta ao pedido do Conselho Muçulmano da Grã-Bretanha. A manifestação, que teve o apoio do presidente da câmara de Londres, apelou à unidade contra a «islamofobia» sem violência.

Na Alemanha, onde vivem cerca de três milhões de muçulmanos, na maioria de nacionalidade turca, cerca de 3500 pessoas também saíram à rua para protestar contra a publicação dos desenhos.

Dados obtidos mediante pesquisa Google

Sem comentários: