sábado, fevereiro 18, 2006

Caricaturas suspendem estudantes

Brasil O chefe de redação e o director de editoriais de um jornal estudantil em Illinois (Brasil) foram suspensos e submetidos a uma investigação por terem publicado charges que ridicularizam o profeta Maomé.

"Isto se transformou em uma loucura", disse ao jornal "The New York Times" Acton Gorton, chefe de redação do "Daily Illini", o jornal que publicou as caricaturas em 9 de Fevereiro.


"Fizemos isto para gerar um diálogo saudável sobre um assunto importante que está nas notícias e de modo que a gente aprenda mais sobre o Islã", acrescentou Gorton. "Agora, de facto, estou demitido". A publicação das charges motivou o protesto de militantes muçulmanos no prédio da Universidade de Illinois. A imprensa e a televisão dos Estados Unidos, em geral, abstiveram-se até agora de reproduzir as caricaturas da polémica.

Alguns jornais estudantis, incluídos os da Universidade da Carolina do Norte, e as universidades estadual e privada do Arizona, publicaram suas próprias charges sobre as caricaturas de Maomé e a controvérsia que causaram. Na segunda-feira passada o jornal estudantil Northern Star, de Illinois, também publicou 12 das caricaturas que ofenderam os muçulmanos, junto com um artigo sobre seu significado e um comentário de um dirigente estudantil muçulmano.

Transcrição adaptada de www.ultimosegundo.ig.com.br

Sem comentários: