segunda-feira, fevereiro 27, 2006


Caricaturas
Jornais malaios encerram

Malásia As autoridades da malaias ordenaram o encerramento por duas semanas de um terceiro jornal que publicou uma das caricaturas de que desencadearam a cólera da comunidade muçulmana.
A decisão foi tomada após a publicação no início do mês pelo Berita Petang Sarawak de um artigo intitulado «estamos prontos para a Jihad», que era acompanhado pela reprodução de uma caricatura, indicou o Governo em comunicado.
A suspensão por duas semanas de um outro diário de língua chinesa, o Guangming Daily, foi ordenada no passado dia 15 e justificada pela publicação de uma fotografia que mostrava uma pessoa a ler um jornal onde se podia distinguir uma dessas caricaturas.
Por último, no início deste mês as autoridades malaias suspenderam, pelas mesmas razões e por período indeterminado, a publicação de outro jornal local, o Sarawak Tribune.
O diário oficial New Strait Times, que optou por um desenho parodiando a controvérsia em torno das caricaturas, escapou às malhas da censura após um pedido de desculpas.
resumido de DiárioDigitall

Sem comentários: