segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Caricaturas

Indonésia Centenas de manifestantes atacaram ontem (domingo) com pedras e tomates a embaixada dos Estados Unidos em Jacarta, na Indonésia, e acusaram Washington de estar por trás da publicação das polémicas caricaturas.
Os manifestantes, membros do grupo radical Frente de Defensores do Islã, vestidos de branco, afirmaram também, enquanto ateavam fogo em bandeiras americanas, que os países ocidentais tentam destruir a religião islâmica relacionando-a com o terrorismo, conforme divulga o "Estadão", site brasileiro.
Na Indonésia, o maior país muçulmano com cerca de 90% de seus mais de cem milhões de habitantes professando esta fé, ocorreram várias manifestações após a publicação das caricaturas.
O islã proíbe qualquer representação gráfica do seu profeta para evitar a idolatria.

Turquia O EuroNews (EN) quantificou dezenas de milhares de pessoas que, em Istambul, entoaram cânticos que tinham como alvo a Dinamarca, onde os desenhos satíricos foram publicados em primeira mão, Israel e os Estados Unidos.

Nigéria Dezasseis pessoas morreram duante protestos em Maiduguri, a capital do estado de Borno, no nordeste do país. O executivo decretou recolher obrigatório na região, de onde não chegam imagens às redacções há mais de 24 horas, segundo a EN.

Paquistão Em nome da "tranquilidade e paz pública", as autoridades tentaram impedir a sétima manifestação na última semana. Vários líderes islâmicos e dezenas de militantes foram detidos nas últimas 24 horas por terem-se manifestado.

Arábia Acerca das caricaturas, o rei Abdallah da Arábia Saudita condenou hoje a ideia de um choque de civilizações, apelando à «coexistência pacífica». Segundo o Diário Digital, falava aos intelectuais árabes e muçulmanos que participam no Festival Cultural de Jadriyah.

Sem comentários: