sexta-feira, dezembro 30, 2005

Valência:Revista de Humor participa em grandes festejos populares


Há dias, e através de www.tebeosfera.blogspot.com de Manuel Barrero, tive conhecimento de que terá ocorrido no passado dia 22 de Novembro a apresentação da maquette de um monumento fallero que vai ser realizado pela Falla Archiduque Carlos-Chiva de Valência, com a colaboracão da revista humorística semanal El Jueves, que se edita a partir de Barcelona para toda a Espanha.

Para os que vivem fora da cidade de Valência, e sobretudo para os que residem em outros países, tenho que dizer que uma falla é um monumento que se fabrica com cartão, madeira e outras matérias combustíveis, que tem por fim ser queimado (juntamente com centos de outras fallas) na noite da cada 19 de Março, último dia das festas que todos os anos se dedicam a São José, na cidade de Valência.

As fallas são monumentos críticos em que se inserem personagens da vida quotidiana, sda vida pública e política, que se pretende criticar.


Dito isto e dado que vivo em Valência, por estar vinculado ao mundo do humorismo gráfico e também ao mundo das fallas, senti-me impelido a deslocar-me ao casal (lugar de reunião) situado na rua do Archiduque Carlos, que encontrei cheia de falleiros, de simpatizantes e de profissionais dos meios de comunicação.

Entre toda esta gente tive a grata surpreza de tropeçar com três representantes de El Jueves, com cuja amizade me honro: José Luis Martin (desenhador e editor da dita revista) e os desenhadores Oscar Nebreda e Juan Vizcarra, este último autor do esboceto da falla (imagem seguinte)




Depois de os saudar entrevistei-me com José Ortiz o presidente, o qual me comentou que havia tido a feliz ideia de fazer uma falla com humoristas gráficos, e que para isso se puseram em contacto em primeiro lugar com Forges que os animou por sua vez a dirigirem-se à direcção de El Jueves que aceitou o repto tendo, sem demora, posto mãos à obra.

A apresentação da maquette (na qual interveio o mestre fallero Santaeulalia), esteve a cargo de Oscar que, passo a passo, foi explicando em que consistia aquele conjunto, baseado na Copa América, a que se juntou a mascote da revista, que aparece junto às embarcações: uma maior com uma vela ostentando as cores da bandeira de Espanha em cuja proa estão ZP e Maragall com um Carod-Rovira tentando subir pendurado nos "pendentes" deste último. Dentro do barco encontram-se sua magestade el-rei e a rainha, o príncipe, a princesa, a infantazita Leonor (todos soprando) e el-rei Jaime I; o outro navio está ocupado por gente do mundo do coração: María Teresa Campos, Jesulín de Ubrique, Pantoja y su Cachuli e a duquesa de Alba. Separados e num bote salvavidas, aparecem o presidente da Comunidad Valenciana, a alcaldesa de Valência e seu gabinete de festas, tentando escapar dos “follones” que vêm sobre si, com o prolongamento de avenidas, a chegada do TGV, a falta de água e saneamento, os campos de golf, as exportações e importações de laranjas, as obras e a habitação social. No conjunto, está também Nen de Buenafuente representado como boneco articulado, junto com algumas personajens de El Jueves.

A falla ostentará o título “The Jueves Cup 2006” (ideia, guião e disenho dos desenhadores da revista); sairá na secção especial da edição de uma das próximas quartas-feiras.

O orçamento [da falla] é de 123.000 euros e o artista que a realizará, es Jordi Fresquet.

O acto encerrou com a presença da fallera mayor de Valência e, como se impunha, houve fogo de artifício e tocou-se o hino da Comunidad Valenciana.

O original e atrevido do tema causou uma grande surpresa, pelo que tudo faz crer que esta será uma falla muito visitada.

Texto: J. M. Varona “Ché”
(Tradução: Buraco da Fechadura)

Foto:Josep V. Zaragoza

O caricaturista Oscar Nebreda apresenta a execução volumétrica da falla Archiduque Carlos-Chiva à fallera mayor de Valência.

Em segundo plano, de barba, Juan Vizcarra, autor do esboceto (no início deste post)

Para mais informação acerca das fallas, consultar ARQUIVO do Buraco da Fechadura do Sapo (dias 4 e 5 de Março de 2005) em http://zeoliveira.blogs.sapo.pt

Em post acima, contarei como conheci Juan Vizcarra

Z.O.



2 comentários:

Anónimo disse...

La rubia que está junto a la fallera también está de bien ver. Por cierto, Vizcarra fue un juez de Barcelona que archivó el llamado caso "Banca Catalana", de la quiebra de Banca Catalana en 1986

Anónimo disse...

Los humoristas catalanes de El Jueves, en el fondo admiran a don Federico Jimenez Losantos