terça-feira, dezembro 20, 2005

Desde Valência, as Boas Festas de Joaquin Aldeguer

Aldeguer é um talentoso jovem caricaturista que reside na costa mediterrânica de Espanha, mas com quem já confraternizei em sítios tão diferentes como a galega cidade de Ourense ou a quase manchega cidade de Cuenca, ou a madrilena Alcalá, ou catalã Lleida.

Este seu cartão de Boas Festas (que era ao alto e eu dividi em dois módulos, para optimizar o tamanho de edição... a ver se permite a leitura da tradução que fiz...) este cartão reflecte um Aldeguer que eu não conhecia, de traço muito moderno, numa linha que faz lembrar a última fase de Tute, que também colabora no Buraco. O que eu realmente conhecia era (é) a raríssima qualidade de Joaquin Aldeguer em retrato satírico, a chamada Caricatura Pessoal, que ele desenha (inclusive ao vivo) com muita segurança e rapidez, muita irreverência e muita riqueza plástica.

Aldeguer é um artista muito inquieto (embora pessoalmente não transpareça) que procura sempre ser diferente do que antes. E isso, num artista, é sinal de qualidade.

Felizes Festas também para ti, Joaquin!

Nota
Certamente quase todos saberão: clicando uma vez (botão esquerdo do rato) sobre o desenho, ele amplia e proporciona boa leitura

Zé Oliveira

3 comentários:

Anónimo disse...

Orense, Lerida

Anónimo disse...

La Coruña, Lovios- Fondevila, Viana del Bollo

Joaquín Aldeguer disse...

No entiendo nada de los comentarios del usuario anónimo, creo...