sexta-feira, dezembro 30, 2005

Como conheci (a timidez de) Vizcarra

Este sou eu, segundo o lápis ágil de Vizcarra (que levou em troco, naquele serão em que nos encontrávamos pela terceira vez, uma caricatura sua de minha autoria). Vizcarra, para quem ainda não reparou, é o autor do esboceto de uma das fallas de Valência-2006 (ver post abaixo).
Parece-me interessante contar-vos quem é Vizcarra e como é que o conheci.


Quem é Vizcarra?
Um dia, o genial e já desaparecido Gin (que ainda tive o prazer de conhecer), que era o director da revista humorística El Jueves (Barcelona), a maior de Espanha, ficou espantado com o talento de um jovem que desenhava com gis de cor no alcatrão das ramblas. E levou-o para a revista, não tardando em colocá-lo em sua própria substituição, com o encargo de desenhar o poster semanal das centrais que é, ainda hoje, uma figura pública do jet-set internacional. Essas brilhantes caricaturas, que continuam a ser de Vizcarra, serão provavelmente os retratos satíricos que mais circulam nos e-mails de todo o mundo.

Como conheci Vizcarra?
Era creio que a segunda vez que eu participava no Encontro Iberoamericano de Caricaturistas de Alcalá de Henares; há, portanto, uma dezena de anos.
Portugueses éramos eu, o Ricardo Galvão (d'a Bola), o FSantos (d'o Jogo), o Varella (do Jornal de Notícias) e o Osvaldo de Sousa (historiador). A tarde ia avançando e, na sala da exposição central do Encontro, estávamos para ali os quatro entregues ao tédio (os colegas latino-americanos teriam ido dar uma espreitadela a Madrid (a 30 Km) e os espanhóis teriam ido provavelmente dormir a inevitavel sesta.

Pela sala desfilava um ou outro visitante jovem universitário em intervalo das aulas ali a dois passos... Para matar o tempo, fiz uma caricatura de um deles (parecia um deles...) e ofereci-lha. O jovem, um tanto tímido, enrolou o desenho, agradeceu e seguiu a via sacra da contemplação dos quadros um por um.

No ano seguinte, a situação repetiu-se quase com a mesma encenação e mais ou menos o mesmo elenco português (desfalcado do Ricardo). E reconheci o jovem do ano anterior a quem oferecera uma caricatura. Meti conversa: "Já no ano passado o vi por cá! Está visto que usted aprecia estas coisas?!" Que sim, disse ele. "Quanto mais não seja, porque é a minha profissão", acrescentou. "Pensava que você fosse estudante". Que não, acrescentou. Que era caricaturista. "Como se chama?" E ele esclareceu: "Vizcarra".

Para os portugueses presentes, a grande surpresa foi que o tão admirado Vizcarra fosse tão novo.

Reparem na foto lá em baixo como ele continua tímido; semi-escondido no segundo plano da imagem...

Zé Oliveira

1 comentário:

wind disse...

lol, estás bem caricaturado:)