terça-feira, maio 09, 2006

Rui Santos continua! Lembram-se do Rui Santos, de Freamunde, que está a iniciar a sua carreira de humorista?
Continua, Rui! Mas evita a repetição de um estereotipo! É interessante que tenhas criado uma personagem* para protagonizar os teus cartoons, mas não caias na tentação de a retratares sempre na mesma pose! Tens de lhe dar vida e expressão, representando-a a partir de diversos ângulos e atitudes.
É complicado? Com treino, chegas lá. Mas podes usar uns truques. Por exemplo moldando o teu "herói" em plasticina, pasta de papel, argila (depois cozida) ou outro material. Podes criar-lhe braços e pernas com arame das instalações elécticas, para permitir movimentos, e vesti-lo com tecido (se não tiveres jeito para costureiro, pede à tua namorada). Depois, é "só" desenhá-lo à vista em várias posições e de diversos ângulos. Ou até, para maior rapidez, fotografá-lo e usares as fotografias como documentação para os teus desenhos.

Fico à espera de mais!
Zé Oliveira

*"Personagem" é um substantivo do género feminino. Exemplo: O presidente da República é uma personagem da vida política. Mesmo se for um homem. Infelizmente trata-se de um erro muito comum.

Sem comentários: