quinta-feira, maio 25, 2006


Na Costa Rica
25 anos de Pluma Sonriente


La Pluma Sonriente, uma associação dos autores de Banda Desenhada e Cartoon da Costa Rica, fundada pelo seu presidente Oscar Sierra Quintero (Oki), está a festejar os seus 25 anos de existência.
Por coincidência curiosa, em Portugal também agora se comemoram os 25 anos da existência da Humorgrafe (Osvaldo Macedo de Sousa). E é dessa coincidência que decorre o facto de ser a Humorgrafe a coordenar a participação de uma representação portuguesa na exposição internacional que La Pluma organiza na Costa Rica.
Ermengol, colaborador de Buraco da Fechadura, é o convidado especial, com a sua exposição Ermengolarium, cujos originais o coordenador de Buraco da Fechadura já teve o grato prazer de apreciar.
Ermengol, embora argentino, reside em Lleida (Lérida), Catalunha.
Oki, cartoonista e investigador (e associativista) na Costa Rica, nasceu na Colômbia.
Estes cruzamentos de fronteiras dão aos cartoonistas um enriquecimento vivencial que transparece no desempenho do seu trabalho.
Aliás Turcios, o autor da ilustração do cartaz e convite da exposição (ver ampliação abaixo) reside em Alcalá de Henares (Madrid) mas nasceu na Colômbia, onde residiu até há meia dúzia de anos.
Todos eles têm uma ligação a Portugal: Oki e Ermengol já participaram nas Festas da Caricatura da Lousã (em que estava envolvido o coordenador do Buraco da Fechadura) e Turcios (bem como sua mulher, Nani) já foram galardoados no Festival de Banda Desenhada da Amadora com o Prémio Amadora Cartoon (que também já bafejou o coordenador do Buraco).

Sem comentários: