terça-feira, maio 16, 2006

.

Rui Santos continua a aplicar-se


É claro que tens de gastar muitas canetas até poderes oferecer a tua colaboração à redacção de um jornal, mas, Rui, o segredo da evolução nestas coisas está na insistência. Não existe outra maneira se não desenhar, desenhar, desenhar. E, nos intervalos... desenhar. E, naturalmente, ver detalhadamente cartoons de desenhadores experientes, dos mais variados estilos.

Deves tomar consciência disto: Quando vires um desenho muito simples cuja simplicidade te impressione, é quase certo que o autor demorou mais tempo a simplificar do que imaginas. Simplicidade de traço não é displicência nem preguiça. Muitas vezes é transpiração!

Estes teus desenhos foram elaborados com um marcador pouco negro (ou terá sido problema de digitalização?). Tive de corrigir essa deficiência para que o traço aqui apareça contrastado. Mas, nos jornais, (em princípio os cartoons são material para imprensa) nos jornais nem sempre estão com tempo ou disposição para corrigir esses detalhes. Deves desenhar sempre com canetas de traço firme. E vai experimentando várias espessuras de caneta.

Continuas com necessidade de trabalhar mais eficazmente o lettering. E olha que muitas vezes começa-se por desenhar primeiro os balões e só depois as personagens. Ainda hoje procedi assim num cartoon que será publicado na próxima sexta-feira. Os balões tinham muito texto, de modo que acomodei as pesonagens ao espaço disponível. Lá para sábado ou domingo poderás vê-lo aqui no Buraco.

Tens de habituar-te a tratar os textos com a mesma preocupação que dedicas às figuras. Não podes caligrafar um balão como quem está a escrever uma carta à namorada.

Continua!
Zé Oliveira

Sem comentários: