sexta-feira, janeiro 27, 2006



Buraco Internacional
O comentário de Banegas (das Honduras)




O jovem Banegas é dos mais acutilantes comentadores gráficos da imprensa internacional. Desde as Honduras, sua terra, enviou-nos mais esta claro "retrato" da tensão que se vive na Palestina.
O grupo radical Hamas pode juntar-se ao Governo após as eleições palestinianas e os Estados Unidos ameaçam cortar ajuda financeira ao país se isso acontecer.

As eleições palestinianas realizadas anteontem podem ter proporcionado a entrada do Hamas no executivo palestiniano. Mahmud Abbas, da Fatah, já admitiu essa possibilidade, pois o seu partido, lider da causa palestiniana ao longo de décadas, enfrentou dificuldades nestas eleições que provavelmente o forçarão a partilhar o poder. Divisões internas, crise económica e corrupção estão a minar a popularidade dos seus candidatos. O Hamas pode deste modo conquistar até um terço dos lugares no futuro parlamento (num total de 132).A duas semanas das eleições, a situação no terreno é caótica. Há poucos dias, grupos de homens armados, onde se incluíam polícias de folga, bloquearam duas estradas da Faixa de Gaza, durante uma hora. Os manifestantes pediam a demissão do ministro do Interior.

Acrescentado em tempo:
Afinal, a Fatah perdeu as eleições na Palestina. Apesar disso (ou por causa disso...) elementos seus ocuparam durante horas os edifícios das instituições da Autoridade Palestiniana, incluindo o Parlamento. Houve tiros para o ar e foi mostrada a bandeira da Palestina.

Os vencedores foram os extremistas da Hamas. O cartoon do Banegas está cada vez mais actual.


Zé Oliveira

Sem comentários: