domingo, junho 29, 2008

Nota prévia
Para nós, autores portugueses, não reconforta saber que outros companheiros nossos têm passado momentos de pesadas vicissitudes. Mas pode servir-nos para nos reforçar a convicção de que cada vez mais devemos estar unidos e organizados. Pensemos nisso enquanto lemos a crónica seguinte que Ché nos mandou de Valência.
Ché é membro da Direcção da Feco-Espanha
Z.O.

Criadores da BD argentina
Por J. M. Varona "Ché"



Incluido no programa da XXIII edição do Festival Internacional de Cinema, decorreu no passado dia 24 a mostra de Cinema Jovem, no Centro Cultural Bancaja de Valênciaç. Nele teve lugar a projecção do documentário "Imaginadores: La aventura de la historieta argentina" - um resumo de 33 horas de trabalho da realizadora Daniela Fiore e do director de animação Julio Nicolás Azamor. O filme foi apresentado por Antonio Busquets responsávele de Flash-Back Producciones e representante para Espanha dos realizadores da película. (...)
Durante 80 minutos, e através do documentário, uma série de desenhadores, guionistas, jornalistas etc, apresentaram a situação passada e presente do humor gráfico argentino desde a sua época de ouro dos anos 40 a 60 - com uma abundância de revistas nas quais se podia colaborar, até ao actual momento em que sobrevivem os que podem. Para este trabalho, compulsaram um bom número de autores de referência, dentre os quais foram seleccionados 26 designadamente Francisco Solano López, Alberto y Enrique Breccia, Héctor Germán Oesterheld, Roberto Fontanarrosa, Horacio Altuna, los hermanos Villagran, Carlos Trillo, Eduardo Maicas, Oswal, Carlos Meglia, Ernesto García Seijas, Juan Sasturain, Caloi, Jorge Lucas e Quique Alcatena, que citaram publicações que, como "Hora Cero", "Patoruzú", "Rayo Rojo", "Humor", "Superhumor", "Fierro", "Cazador", "Clarín", "Frontera", "Boom", "Anteojito", "Gente", "Hortensia", "Tía Vicenta", "Columba" e "Skorpio", albergaram personagens como "El Eternauta", "Boggie El Aceitoso", "Ernie Pike", "Cybersix", "El Loco Chavez", "El señor López" (el de las puertitas), "El Negro Blanco", "Sonoman" e outros que, graças ao milagre da animação, saltaram para a película ganhando movimento e voz.
Foi especialmente emotivo ouvir Fontanarrosa que até muito recentemente esteve entre nós (morreu no ano passado) explicar como se iniciou no desenho e como deu vida às suas personagens e falar das influências que recebeu, como as de Hugo Pratt. Ou as palavras de Horacio Altuna, que fez de Espanha a sua nova casa, cujo humor se manifesta diariamente nas magníficas tiras publicadas em "El Periódico" de Barcelona. Ou de Trillo, que é o autor - em parceria com Maicas - do guião das historietas de Clara de Noche que sai semanalmente na revista El Jueves. Foram igualmente muito interessantes as explicações de Meglia, Maicas, Alcatena, Caloi, García, Sasturain, ou todos os demais.

Também se falo no filme das aventuras de El Eternauta - segundo alguns a mais gloriosa personagem da banda desenhada argentina, criada há 50, e de muitas outras personagens que fizeram da Argentina uma referência a nível mundial.
Vários autores citados são premiados, designadamente com o Yellow Kid e, no caso de Altuna, com o Grande Prémio do XXII Salón Internacional del Cómic de Barcelona.


Neste documentário também se fala da chegada das "vacas magras", com o desaparecimento das revistas que deixou tantos profissionais sem o seu meio habitual de vida; de como apareceu a revista "Skorpios" à qual se agarraram como puderam os que puderam. De como se compravam historietas por um chavo e se vendiam a preço de oiro em Itália, e de como os editores do momento se aproveitam da situação abrigando os profissionais sobreviventes a assinar contratos nos quais renunciam aos seus direitos de autor e aos seus originais; exactamente o que se passou a seu tempo em Espanha.


Apesar dos inconvenientes do momento, graças à qualidade do que se produziu e produz a nível gráfico, a Argentina continua a ser uma referência em todo o planeta, e em especial para o mundo de língua hispana; pela parte que nos toca - por ser próximo e actual - aí temos para o confirmar Quino, Mordillo, Ferro, Altuna, Trillo, Maicas, Matt, Schiammarella, Ermengol, Martín Favelis, Killiam e muitos outros.

Sem comentários: