segunda-feira, junho 09, 2008

I Bienal de Humor de Penela/Espinhal

População aderiu em força

Desde o passado domingo, há sorrisos no ar por entre as paredes do solar da Quinta do Castelo no Espinhal (Penela).

Se Luís d'Oliveira Guimarães voltasse àquela sua casa por esta altura, dez anos depois da sua morte, ficaria encantado com a homenagem que ali decorre em seu nome. ................ .................... ................... ............................ ............ ..
Autarquias sem medo do Humor apostam nele
Trata-se de una iniciativa inserida no programa da "I Bienal de Humor Luís d'Oliveira Guimarães", produzida pela Humorgrafe (Osvaldo de Sousa) para a Câmara Municipal de Penela/Junta de Freguesia do Espinhal.

Paula Guimarães confessou aos presentes quanto está grata a seu avô por não ter herdado o nariz que tantas caricaturas originou.

E falou dos traços gerais deste homem que teve de seguir a carreira da magis-tratura por imposição paterna, pois era essa a tradição da família, quando afinal ele era, por vocação, um bicho dos jornais, um autor de revistas e outros textos humorísticos, um estudioso do Humor enquanto manifestação inteligente, um coleccionador de caricaturas, um amigo e cúmplice de todos os caricaturistas.



Os premiados da primeira Bienal de Humor de Penela

Nesta primeira edição da Bienal de Humor de Penela participaram mais de 90 artistas de 23 países, com dois centos e meio de cartoons.

Os premiados
O vencedor do 1º Prémio foi o albanês Agim Sulag (de boina), cabendo a José Santos (de óculos) o 2º Prémio.



Coube ao romeno Pavel Bhlog (camisa preta e nariz estilo Oliveira Guimarães) receber o 3º Prémio. E uma caricatura da lavra de Zé Oliveira, que falhou (para menos) a representação do nariz.



Surpreendeu-nos agradávelmente ver o auditório da Biblioteca Municip. de Penela encher para uma tertúlia que revelou um Laborinho Lúcio com talento humorístico de verdadeiro profissional. E uma noção dos tempos que, provavelmente, lhe ficaram da sua juventude em que pisou as tábuas de palco. E revelou em Fernando Dacosta um contador de estórias, muitas delas partilhadas pessoalmente com Luís d'Oliveira Guimarães. E revelou um Ruy de Carvalho com uma memória de elefante e uma desenvoltura que os seus 81 anos não atrapalham nada.

A moderação correu por conta de Osvaldo de Sousa, ao mesmo tempo que António Santos (Santiagu) registou o momento recorrendo a papel, lápis e prancheta.

Os cartoons premiados estão em postagem abaixo

2 comentários:

felkx disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
felkx disse...

Oi, primeiro de tudo quero dizer que suas ilustracoes sao muito legais. Segundo, que usei uma delas para ilustrar um post no meu blog, espero que nao tenha problema nenhum.
se quiser dar uma olhada no meu blog, o enderco eh
http://mardrosas.blogspot.com/
Obrgiado
Felipe