sábado, junho 07, 2008





8 de Junho em Penela/Espinhal
Homenagem a
Luís d'Oliveira Guimarães

Pelas 10h 30 de 8 de Junho na Quinta do Castelo no Espinhal (Penela, na estrada que segue de Conimbriga para Tomar) iniciam-se as iniciativas levadas a efeito pela autarquia e pela familia em homenagem a Luis de Oliveira Guimarães.
Após inauguração da exposição biográfica, haverá uma pequena Festa da Caricatura (com a presença de Zé Oliveira, Artur Ferreira, Onofre Varela, António Santos...) a qual prosseguirá a partir das 15h na Biblioteca Municipal de Penela, onde se inaugurará o segundo polo da exposição bio-bibliogárifa de L.O.G. assim como da Bienal de Humor L.O.G. com a entrega dos Prémios.
De seguida haverá um colóquio sobre o Espirito e a Época com a presença do Dr. Laborinho Lúcio, Ruy de Carvalho e Fernando Dacosta

À esquerda: L. O. Guimarães.
À direira: Zeco (autocaricatura)

(Arquivo Buraco da Fechadura)



Luíz de Oliveira Guimarães, o Espírito de uma Época

Nasce na Quinta do Castelo em Espinhal (Penela) Luíz de Abreu Alarcão de Oliveira Guimarães, filho de António Alves de Oliveira Guimarães e Maria da Glória Alarcão Vellasques Sarmento a 16 de Julho de 1900. Seguindo uma tradição de família, seguiu uma carreira de jurisprudência mas o seu sonho era a vida dos jornais, o convívio com os artistas a cultivação da admiração e amizade com os caricaturistas do seu tempo. Tempos houve em que se atreveu a conciliar um horário de funcionário público conzento de gabinete formal num qualquer tribunal do país, com os serões um pouco boémios e muito divertidos dos bastidores dos teatros. Até que se atreveu a apostar todo o seu tempo nesta segunda vertente. Mas muito mais do que isto conta Osvaldo de Sousa em http://humorgrafe.blogspot.com/


L.O.Guimarães em várias caricaturas por Zeco
(Arquivo Buraco da Fechadura)




Os premiados de Penela (Tema: Justiça)
Luís d'Oliveira Guimarães dá nome a uma bienal de Humor que arranca neste dia 8 de Junho em Penela/Espinhal, sua terra.
O Juri, de que fez parte o coordenador de Buraco da Fechadura, elegeu os seguintes cartoons, escolhidos dentre mais de duas centenas e meia:


1º Prémio Agim Solaj (Albânia)
2º Prémio José Santos (Portugal)


3º Prémio Pavel Constantin (Roménia)

Sem comentários: