domingo, fevereiro 10, 2008

Recapitulando o
processo FECO-Portugal:

Em 16 de Março de 2006, Buraco da Fechadura tinha reunido um número suficiente de elementos para formação da FECO-Portugal, uma associação de caricaturistas que integraria a Federação Internacional da classe.

Chegou a esboçar-se a intenção de avançar para uma reunião (talvez em Coimbra), mas vicissitudes de ordem pessoal ditaram o adiamento dessa eventual reunião. Ultrapassadas as dificuldades, relança-se agora o projecto. Recorde-se que, de modo espontâneo (que teve a ver com diversos encontros que ambos tiveram com colegas espanhóis dirigentes da FECO, designadamente Harca e Enrique), o coordenador de Buraco da Fechadura e Onofre Varela viram-se na situação de Comissão Pré-instaladora do projecto.

Embora reconhecendo que uma associação não é coisa de duas pessoas só (La Palisse diria pouco melhor...), neste momento de arranque alguém tem de dar o pontapé de saída. E diz-nos a experiência que os projectos muito discutidos durante a incubação nascem deficientes ou... vão acabar na sanita. Por isso, o coordenador de Buraco da Fechadura e Onofre Varela avançam já com a proposta de 15 de Março, um Sábado, para a primeira reunião.

Reunião para quê?

Nessa reunião apreciar-se-ão os projectos de estatuto que surgirem e, se possível, aprovar-se-á a versão final.

Será também indigitada uma Comissão Instaladora que se ocupará de, sem demora, reunir as condições necessárias para a celebração da escritura de constituição da Associação.

Reunião onde?

Como se verá em texto que se repete abaixo, chegou a admitir-se que a reunião fosse em Coimbra, considerando que uma parte significativa dos pré-aderentes vem do Porto e Viseu. No entanto, e considerando que a maioria vem de Lisboa e proximidades, sugere-se Pombal como local alternativo para nos reunirmos. Fica equidistante de Lisboa, Porto e Viseu, além de ser servida pela A-1, pelo IC-2 e pelo IC-8, (e mesmo pela A-8, através de Leiria), a cidade de Pombal possui restaurantes adequados ao que se pretende e facilitará, provavelmente, outro tipo de equipamentos).

A recapitulação

Eis as manifestações de aderência chegadas a Buraco da Fechadura:

12 RODRIGO de Matos disse: "Dou todo o meu apoio à criação da FECO Portugal, da qual faço questão de ser associado tão logo seja criada".


11 TOONMAN disse: "Alinho, claro!"

10 ORLANDO Noronha acaba de manifestar-se aderente do projecto FECO - Portugal. É o décimo elemento, o que significa que já somos suficientes. Ele é advogado, por isso está em excelentes condições para desempenhar algumas diligências de forma.

9 GONçalo Pedro comunicou recentemente que adere ao projecto FECO - Portugal. É o nono caricaturista a disponibilizar-se.

8 PAULO Fernandes escreveu afirmando que podemos "pôr mais um na lista. Estamos a precisar de iniciativas destas. O cartoonista/caricaturista é uma profissão de risco. Vamos avançar com a FECO". O nome não lhe soa bem, mas sempre é menos provocador do que andar de opel ascona!...É sigla de FEderation of Cartoonists Organisations.

HARCA (Juli Sanchis Aguado), recebemos a seguinte mensagem:"Muy interesante la propuesta de creación de FECO PORTUGAL. Id pensando en un logo propio. Un abrazo. Juli"

7 ALBERTO FERREIRA fez esta declaração:"Apoio incondicionalmente a acção iniciada".

6 PAULO SANTOS já comunicou ao Varela o seu interesse em participar na fundação da FECO - Portugal

5 ONOFRE VARELA já está com o processo de criação da FECO - Portugal desde a pré-história da ideia de que, aliás, é pai (ou mãe...)

4 Ferreira dos SANTOS comunicou (...) que adere à criação da FECO - Portugal.

3 LUIS AFONSO acaba de se disponibilizar para integrar a constituição da FECO - Portugal, apesar do seu pouco tempo disponível e de residir "pouco à mão", conforme assinala. Mas uma FECO dispersa pelo país torna-se mais eficaz!

2 ZÉ OLIVEIRA disse: "Parece-me que logo que haja 10 interessados (mínimo para a constituição) podemos reunir, discutir e organizar as coisas e começar a pensar na escritura".

1 ÁLVARO disse: "A minha posição perante este objectivo continua a ser (...): Estou interessado e sempre disponível para com todos os interessados nos encontrarmos e planearmos as coisas.

Preliminar

O texto seguinte foi escrito (e editado no Buraco da Fechadura) no dia de carnaval de 2006

Andam lá fora uns a tirar a máscara, outros a pôr. Porque hoje é dia de Carnaval.

Andam a viver o (em) humor, dizem (pensam) eles. E amanhã já é quarta-feira de cinzas. Das cinzas dos humores que hoje ardem ao rubro numa esquizofrenia estranha de quem tem apenas o dia de hoje para se divertir. Para se evadir. Amanhã, quarta-feira de cinzas, recomeça o nosso trabalho, o trabalho dos humoristas que gozam o outro carnaval, aquele que dura 365 dias. Aquele cujas máscaras desenhamos e publicamos não essencialmente com o sentido da diversão, não propriamente com o sentido da evasão, antes sim com a preocupação do alerta, de consciencialização, da denúncia.

Hoje, para nós, desenhadores de máscaras, é dia de reflexão. Por isso, hoje, o assunto que segue.

O assunto

Desde há uns pares de anos, temos sido eu e o Varela os portugueses que mais regularmente têm participado no Encontro Iberoamericano de Caricaturistas de Alcalá de Henares (Madrid). Outras presenças mais ou menos regulares: Ferreira dos Santos e Osvaldo de Sousa. Também por lá passou (creio que um só ano) o Ricardo Galvão. Idem, o António. E salvo erro o Rui Pimentel.

Em consequência dessa regularidade, o Varela e eu temos conversado ao longo dos últimos anos com o Harca, nosso colega de Valência, Presidente da FECO-Espanha - Federation of European Cartoonists' Organizations. Conversado acerca da eventual criação da FECO - PORTUGAL.

Porquê só agora?

Durante alguns anos, o Encontro de Alcalá de Henares foi sendo palco da tentativa de criação de uma coisa que se chamaria ONUH - Organização das Nações Unidas pelo Humor. Projecto interessante, cuja dimensão abraçava o Mundo. Mas não se concretizou. Talvez porque a sua dimensão fosse desmedida, talvez porque visasse congregar profissionais geograficamente muito afastados, talvez porque fosse um projecto que só se discutia de ano a ano.

A seguir, salvo erro em 2004, aqui em Portugal, no seio do Festival de Banda Desenhada da Amadora, nasceu a ideia de uma associação que englobasse autores de Banda Desenhada, ilustradores, Caricaturistas e profissionais da Animação. Chegou a eleger-se, em plenário, uma comissão instaladora, abriu-se um forum na internet onde se discutiu bastante, mas também esse processo sossobrou.

Portanto, está o "terreno" de novo livre para nova sementeira.

Porquê, agora?

Nunca é demasiado cedo para criar uma associação de classe. E, nos tempos que correm, existem "exércitos" apostados no extermínio da Caricatura, se não dos caricaturistas. E nós, frágeis na solidão do nosso cantinho, assistimos estupefactos, impotentes, ao avassalar da histeria. E assistimos à progressão esmagadora da concentração dos média, à invasão de material estrangeiro (de agência) pronto a ser editado por preço irrisório sem qualquer mecanismo de acautelamento do interesse dos autores nacionais (como existe, por exemplo, para a música).

Como?

O Varela e o coordenador de Buraco da Fechadura, que muito têm conversado sobre isto, entre si e com o Harca, estamos cada vez mais convictos de que uma solução associativa concretizável e eficaz será criarmos um projecto que evite os problemas das anteriores tentativas: dispersão geográfica e demasiada abrangência. Assim, focalizaríamos o nosso esforço sobre uma classe restrita (caricaturistas/cartoonistas) de Portugal.

Porquê a FECO?

Ao criarmos a FECO - PORTUGAL, teríamos, por um lado, uma associação funcional pela sua leveza organizativa, mas por outro lado com dimensão internacional enquanto membro da Federação.

Vamos ao diálogo?

Segundo os estatutos da FECO, para criar a FECO - PORTUGAL é necessário um mínimo de 10 caricaturistas. O Varela e o coordenador de Buraco da Fechadura já reuniram esclarecimentos e documentação acerca deste processo (com a ajuda preciosa do Harca), que aqui divulgaremos a pouco e pouco. Convida-se os colegas a pronunciarem-se em comentário, que será de imediato aqui colocado em "post". Para colocar comentário, basta clicar na linha seguinte, sobre a palavra comments.

4 comentários:

Anónimo disse...

Gostaria de manifestar a minha disponibilidade para participar nessa reunião de 15 de Março e reiterar o meu apoio total à criação da Feco Portugal.

Aproveito para tentar aliciar os mais reticentes, pegando nas palavras do Zé: "... nos tempos que correm, existem 'exércitos' apostados no extermínio da Caricatura, se não dos caricaturistas." Unidos temos mais força!

Já ouvi várias críticas às Feco - que não passam de um grupo de bacanos que se reúnem de vez em quando para fazer umas jantaradas, e outras coisas do género - mas permitam-me: a Feco Portugal será o que nós quisermos! A experiência e o apadrinhamento das outras Feco são coisas preciosas, mas penso que não têm de ser limitativas. Nada nos impede de avançar com ideias próprias, com o pioneirismo que for necessário.

Eu, pela minha parte, vou trabalhar aqui nalgumas ideias para propor nessa altura crucial que é a definição dos estatutos e dia 15 de Março lá estaremos para discuti-las.

Anónimo disse...

Parabens.....!

Alvaro disse...

Boas.

Eu sou completamente nabo em termos legais e de estatutos e etc. Onde é que posso ou podemos encontrar um exemplo de estatutos de outra FECO?
Eu sei que já andei na mão com a proposta de estatutos para aquela associação made in Amadora, mas já não sei onde pára...

O mais tardar, até dia 15 de Março.
Álvaro


Ó Rodrigo, vais de carro? Dá para rachar a gasolina e as portagens.

Anónimo disse...

pedro josé ramirez anti- portugués