sábado, fevereiro 02, 2008

Ameaça sobre um cartoonista

Lambert alvo de censura

Lambert pode ter de enfrentar a Justiça espanhola e tem recebido ameaças telefónicas anónimas por ter desenhado e publicado este cartoon no jornal El Económico de Sagunto (sua cidade) onde colabora regularmente.
.

A notícia, acabada de chegar a Buraco da Fechadura enviadas pelo próprio cartoonista, diz que a direcção do Atlético Saguntino Club de Fútbol "afirma que contratará advogados de reconhecido prestígio", depois de ter tido ontem uma reunião extraordinária cujo "único ponto foi empreender acções legais contra o célebre desenhador local (...) por causa de um cartoon publicado no passado dia 30 de Janeiro no qual o mordaz desenhador dava a sua visão sobre os protestos contra a reforma do teatro romano de Sagunto, declarada ilegal pelo Tribunal Supremo".

Segundo a mesma notícia, "a direcção do clube desportivo gastou o dinheiro dos sócios a contratar, literalmente, um escritório de advogados de reconhecido prestígio para mover uma queixa-crime contra o desenhador", porque o seu cartoon foi considerado "delito de injúrias".

No cartoon aparecem representados os directores associativos Joan Lerma e Ciprià Ciscar acompanhados de um rebanho e o clube joga o argumento de que o desenho é um insulto a menores, continuando a notícia a afirmar que " apesar de no cartoon não haver nenhuma ovelha de menor idade, consideram que os presumíveis insultos do desenho vão dirigidos aos menores que foram levados à manifestação pelos seus pais".

O clube saguntino enviou um comunicado a vários meios de comunicação, mas, por motivo ainda desconhecido, não o remeteu a El Economico, o jornal em causa.

Os dirigentes associativos pretendem dar a este caso um cariz político, pedindo "amparo à Junta de Governo Municipal e à pessoa do Alcaide", obrigando assim o Partido Popular "a posicionar-se junto aos que defendem a decisão da remodelação ilegal (...), decisão que o Partido Popularjá recusou publicamente".

7 comentários:

filomeno2006 disse...

¿Cómo se puede hacer llegar la solidaridad a Lambert?

david disse...

Mi solidaridad con Lamber. Parece mentira que a estas alturas, los cargos públicos no admitan las críticas ni el humor. Eso les va en el sueldo. Lo peor son las cobardes amenazas que ha recibido.
Un saludo y agradecimiento a José Oliveira por ofrecer a Lamber su "Buraco da Fechadura". Espero que otros le imiten.
David Vela

António Sabão disse...

Este desenho é um PLÁGIO de um desenho premiado do brasileiro BIRATAN! Tenho dito!!!

filomeno2006 disse...

Como bien dice David lo peor son las llamadas nocturnas anónimas.

Alvaro disse...

Essa perseguição ao cartoonista Lambert é um plágio!
Já foram feitas outras idênticas a outros cartoonistas por outras comunidades de alarves.
Tenho dito!!

Anónimo disse...

Queridos amigos: Todo lo bueno cuesta. Felicidades por el alumbramiento de FECO PORTUGAL. Era una lástima que con la cantidad y calidad de cartoonistas portugueses no estuvierais en FECO. Nuestro apoyo, colaboración y entusiasmo incondicionales como amigos y hermanos (geográficamente hablando). Un fuerte abrazo. HARCA

Anónimo disse...

Hermanos algo más que geograficamente..........