quinta-feira, março 30, 2006




.In Memoriam:
Mundo ainda mais triste.
Mena parou de desenhar



José Luis Martín Mena, Conhecido em todo o mundo como Mena, especialista no humor do ridículo e do absurdo, faleceu no 27 de Março corrente, com 71 anos. Desenhador humorístico desde meados do século passado, caracterizava-se pela limpeza de traço.
Na Europa: Embora natural de Madrid (1935), os seus cartoons e as suas tiras sem palavras cedo passaram fronteiras. Recordo-me perfeitamente dos seus desenhos no 'Paris Match', (que ombreavam com os do francês Bosc, sua referência) mas também publicou no 'Jours de France', em 'The New York Times'.Mena foi um dos convidados por Álvaro de Laiglesia, em 1953, para desenhar em 'La Codorniz' numa fase em que essa revista adquiria grande notoriedade crítica e assinalável estética gráfica.
Em Espanha, publicou em revistas como 'Pepote', 'Semana' e nos diários'Madrid', 'Ya', ABC. Também publicou em 'Esquire', 'Alcázar', 'Informaciónes', 'Arriba', 'Pueblo', 'Actualidade española', 'Tele-Radio', 'El Jueves', erc.Apesar de tão produtivo, deixou-nos apenas um livro: 'Enchufados y oprimidos' (Planeta, 1973).Amigo de tertúlias, teve no seu funeral alguns dos Amigos de la Boina para despedirlo.Apaixonado por D. Quixote, criou na quixotina localidade de Toboso um museu de humor gráfico dedicado ao cavaleiro da triste figura, para o qual estava frequentemenet a pedir desenhos aos colegas.
Prémios: Obteve muitos prémios nacionais e internacionais, entre os quais: PaletaAgromán (1962), que distinguiu o melhor humor espanhol de várias décadas; o Prémio Mingote (1975); o Prémio Cruzada de Protección acular; Prémio Olimpíada del Humor; Prémio Contra la violencia en el Deporte; Premio Nacional de Periodismo Vinos de La Mancha; Trofeos 2003 de la Asociación Nacional de Informadores Gráficos de Prensa e televisión.
.
.
.
.
..
...
Mena caricaturado por Serafin (também já desaparecido) no retrato colectivo "Los Humoristas" (La Golondriz nº 36)
.
.
.
A foto (camisa branca) é um extracto de uma fotografia de grupo, publicada pelo Buraco da Fechadura em Janeiro, por cortesia de Cabañas e Orcajo ..
.
O D. Quixote assinado por Mena foi a sua participação na exposição de Cuenca "El Humor Universal en El Quijote", na qual também me couba a honra participar.
Zé Oliveira

2 comentários:

Anónimo disse...

Las malas noticias nunca vienen solas. Descansen en Paz Vañó y Mena

GABRIEL disse...

Es una verdadera pena que Mena se haya ido,aunque no del todo se va,pues nos dejó su humor en esos dibujos tan buenos.Descanse en paz el amigo que seguro está dibujando querubines.