sexta-feira, março 24, 2006

Em Alicante, exposição da FECO
JUAN CARBÓ E XAQUÍN MARÍN

NOVOS NOTÁRIOS DE HUMOR



Como em anos anteriores, na passada quinta-feira, 23 de Março, inaugurou oficialmente a VI Mostra de Humor Social, desta vez sob o tema Directos Humanos.
A exposição, instalada na Sala Aifós da Universidad de Alicante, continha obras de 41 artistas espanhóis, todos membros da Asociación Internacional de Humoristas Gráficos FECO.

Do programa, constou a entrega dos prémios Notários de Humor que desta vez distinguiram os humoristas Juan Carbó e Xaquín Marín, o primeiro muito vinculado com as Editoras Valenciana y Bruguera para as quais desenhou centenas de historietas, capas e cartoons; e o segundo muito conhecido especialmente pelos seus trabalhos para as revistas La Codorniz, La Golondriz y otras; presentemente, Marín exerce o cargo de director do Museo del Humor de Fene (La Coruña). E desenha um cartoon diário para La Voz de Galícia.

O premio consistiu na entrega de uma figura (el Nasostis) disenhada pelo cartoonista Ortifus e realizada por Santaeulalia, mestre fallero. No acto da entrega, estiveram presentes Jesús Pradells Nadal, Vice-reitor de Extensão Universitária, Carles Cortés Director do Secretariado de Cultura, Josefina Bueno Directora do Secretariado de Extensão Universitária e Enrique Pérez Penedo Director do Gabinete de Imagem e Comunicação Gráfica e alma mater da organização da Mostra; todos trabalham na Universidade de Alicante.

Também esteve presente uma bem guarnecida representação de humoristas gráficos que haviam participado com suas obras na “Muestra”.

J. M. Varona “Ché”

Sem comentários: