quinta-feira, março 02, 2006

ODiário das Caricaturas

Portugal O CDS-PP vai interpelar hoje (quinta-feira) o Governo e especialmente Freitas do Amaral ministro dos Negócios Estrangeiros, acerca da posição assumida pela diplomacia portuguesa após a publicação das caricaturas. O primeiro-ministro será também interpelado,
"mas está completamente excluída qualquer intervenção em plenário de José Sócrates", adianta o jornal electrónico Portugal Diário.

Estados Unidos Uma mostra das polêmicas caricaturas e um debate estudantil na Universidade da Califórnia acarretou uma desordem.

Centenas de manifestantes, inclusive membros da União dos Estudantes Muçulmanos, denunciaram que o evento era um discurso de ódio disfarçado de liberdade de expressão. Apesar de diversas discussões exaltadas, a polícia conseguiu serenar os ãnimos.

Osman Umarji, ex-presidente da União dos Estudantes Muçulmanos, denunciou os organizadores. "O objetivo é disseminar a islamofobia e criar contra os muçulmanos uma histeria igual à criada contra os judeus na Alemanha nazista", disse ele. "A liberdade de expressão tem seus limites", afirmou.
Mais informação em Último Segundo (Brasil)

Portugal A maioria dos portugueses (por escassa margem de 1,2%) está contra a publicação dos polémicos cartoons dinamarqueses, como se conclui de uma sondagem telefónica da Aximage para o Correio da Manhã, publicada no passado dia 25. Mas o estudo conclui que as massas partidárias reagem de modo diferenciado. Essa maioria identifica-se com o PSD ou é abstencionista. Socialistas, comunistas, democratas-cristãos e bloquistas são favoráveis à publicação.

Sem comentários: