domingo, março 12, 2006

Primeira Presidente do Chile
.


Michelle Bachelet, a 1ª mulher presidente do Chile, teve a coragem de afrontar a direita candidatando-se pelo centro-esquerda e de acusar direita de dar dinheiro aos eleitores para que votem no homem de negócios Sebastian Piñera, seu adversário na segunda volta, que decorreu a 15 de Janeiro."É uma velha prática da direita, a que já assistimos na primeira volta", declarou Bachelet, médica pediatra e ex-ministra do Governo cessante do socialista Ricardo Lagos. "Ouvi nos últimos dias que certos partidos tinham tentado convencer os militantes propondo-lhes, em alguns casos, pagar-lhes as dívidas. Alguns utilizam esse género de argumento; nós, não", acrescentou.

Aqui por Portugal, lemos estas notas e recordamo-nos do grotesco episódio do autarca que ganha eleições oferecendo varinhas mágicas, gesto que, infelizmente, tem feito escola. Embora o que esteja mais na ordem do dia seja oferecer... empregos no aparelho de Estado como retribuição de apoios partidários.

O retrato é de Banegas, a quem Buraco da Fechadura agradece mais uma vez.

4 comentários:

Anónimo disse...

Madura interesante...

Anónimo disse...

bem, se esta cidadã é de esquerda, os trabalhadores do Chile, que sempre denunciaram o governo de seu mentor são o que? de direita?

Zé Oliveira disse...

...esta cidadã é de uma esquerda relativa. Foi o possível, ali, agora.
A utopia é óptima para nos fazer sonhar. E do sonho nasce a concretização. Mas o caminho faz-se andando; passo a passo.
Há outras vias, é claro, mas são mais dolorosas.
Na Europa estamos nós, portugueses, e... que lição temos para dar? Um presidente eleito por uma maioria equivocada que votou convicta de que estava a votar contra Sócrates? Um primeiro-ministro eleito por uma maioria equivocada convicta de que estava a votar contra a social-democracia?

Este blog recebe comentários anónimos, mas aprecia mais os comentários assinados.

GABRIEL disse...

Hoy en día la izquierda toma por asalto Latinoamérica.Evo Morales y la Sra.Bachelet son un claro ejemplo.En México tendremos pronto elecciones presidenciales.Será un candidato de izquierda el siguiente presidente de México?Estados Unidos se quedaría tranquilo?