quarta-feira, setembro 17, 2008

A Coruña (Galiza)

Xaquín Marin abandona

Museo do Humor de Fene
A notícia, parca de informação, chega-nos através do nº 20 de O Farelo, suplemento humorístico da última edição do quinzenário galego A Peneira.

O cessar de funções de Xaquín Marin, fundador e director desde o primeiro momento daquele Museu, foi pretexto para que O Farelo dedicasse ao brilhante humorista grande parte desta sua edição. A começar pela capa, iluatrada com uma autocaricatura de Marín, continuando jornal adiante com vários cartoons tomando-o a ele como protagonista dos desenhos dos homenageantes.

Para ampliar, clicar sobre a imagem



Alicerce? Alicercíssimo do Humor Galego

Um texto editorial começa por chamar a Xaquín Marín "alicerce do humorismo galego", mas corrige: "qual alicerce! Alicercíssimo!". E continua: "As suas personagens são facilmente identificáveis porque lhe saem mesmo de dentro. De profundis, como se diria agora. Desde os velhos filósofos no banco do parque até ao omnipresente pé esmagador (...)" porque muitos dos cartoons de Marín são protagonizados por um pé enorme, que aniquila tudo e todos.

Museu há 24 anos
O Museu de Fene, que é o único dedicado ao Humor Gráfico em toda a Espanha, nasceu há 24 anos que se completarão em Novembro, porque "em conversas entre gente relacionada com o humor parecia-nos que a forma de fazer humor galego estava a desaparecer", conforme explicava o humorista à Europa PressTelevision.

Sem comentários: