sexta-feira, novembro 16, 2007


De Valência, crónica de Ché (José Maria Varona)
"A Terra em Perigo"
- Humor e mudança climática

A capa do catálogo

Conforme já anunciado por Buraco da Fechadura, inaugurou no passado dia 6 do corrente em Valência a II MOSTRA DE HUMOR GRÁFICO subordinada ao título "A Terra em Perigo - Um mundo sustentável é possível", com a presença de Vicente Botella e María Teresa Gómez em representação da entidade patrocinadora CAM (Caja Mediterráneo), Amparo Bou e Francesc Martínez em nome da União de Jornalistas Valencianos e de Juli Sanchis representando a FECO-España.

Para esta exposição foram recebidos 515 desenhos (dos quais se expõem 216), elaborados por uma série de humoristas gráficos de 40 países, dos quais 118 são de Espanha, 64 de Irão, 51 da Roménia, 41 da Sérvia, 27 da Grécia, 23 de Polónia, e outras nacionalidades.


Ché e o seu desenho


Das 118 obras de Espanha, foram seleccionadas 59, de 52 profissionais, designadamente Marisa Babiano, Angelines, Almarza, Sex, Madrigal, David Vela, Martín Favelis, Marpov, Kap, Subi, Álvaro, Tonisavski, Fandiño, Ubaldo, Edu, Carbó, Malagón, Ortifus, Enrique, Harca, Sebas, Piedecausa, Gab, Pepe Moreno, Sánchez, Quique, Lamber, Nerja, Furió y Ché.

Dos restantes países, anotamos Marlene Pohle, Ze Oliveira, Romeo Cruz, Mofrey, Isca, C. Brooz, Amancio, Wenes, Topán, Milahko, Ozer, Effat, Erdogan, André Botella, Vilian, Satso, Voigt, Lengher, Cheng, Cakmak, Zervo, Ms. Orzug, Luna, Tomson, Smirnov, Morlen entre outros.

As 216 obras seleccionadas são reunidas num magnífico catálogo cuja capa é do iraniano Boghosian.


Sebas, autor das fotos que publicamos


A inauguração foi animada com a participação de dois caricaturistas desenhando ao vivo: José Lanzón e Joaquín Aldeguer, que fizeram as delícias do público com as suas estupendas caricaturas.(Foto a baixo)


Lanzón (à esquerda) e Joaquin Aldeguer desenham ao vivo


Esta explendida colecção de desenhos - muitos deles de excelente qualidade -

pretendem denunciar em registo de humor a situação de mudança climática a que se encontra sujeito o nnosso planeta por culpa da contaminação produzida, em especial pela queima de combustíveis sólidos e líquidos, pela acumulação - na terra, mar e ar, de resíduos de todo o tipo, pela construção indiscriminada, o desapareciemnto de florestas vitimados pelos incêndios, pelo abate crescente de madeiras e pela criação de espaços para a produção de determinados produtos vegetais necessários para a sobrevivência de uma parte cada vez mais crescente de piopulação do nosso mundo.


A exposição está aberta ao público até 29 do corrente.


Nota:

Mais abaixo, em post independente, o desenho de Zé Oliveira (coordenador de Buraco da Fechadura)

Sem comentários: