sexta-feira, setembro 14, 2007

"Os Corvos" (Região de Leiria)
De Zé Oliveira Portugal
Clique para ampliar

Durante uma semana, Leiria perfilhou o lema "Melhores Ruas para Todos". E pergunto: melhores ruas?!... com os edifícios a caír, mesmo alguns (muitos) com interesse patrimonial?! Mas então... as ruas são só o pavimento onde apoiamos os pés?!... Rua não é também as casas onde apoiamos os olhos?!...

É preciso ter lata (e um gabinete na Câmara) para vir a público com estes slogans, numa cidade como Leiria cujo património está a caír, todos os dias mais um bocado!

Lata. É isso. Tenhamos, também, lata com tinta suficiente para subverter estes slogans pacóvios!

Notas à margem de um cartoon

Como ando a enfrentar a necessidade de ter de "aviar" o cartoon em pouco tempo, tenho recorrido sistematicamente às foto-montagens. Desta vez usei uma imagem de arquivo (foto de Joaquim Dâmaso).

Como as casas apareciam muito direitinhas, sem o impacto que eu necessitava, tratei de quase "fazê-las caír", tombando-as por artes e manhas do Photoshop. Mas avanço já que a utilização da fotografia foi feita com autorização do autor, depois de "advertido" de que eu a manipularia. Porque um pouquinho de preocupação ética nunca fez mal a ninguém. Até mesmo (ou principalmente) em questões de Humor.

Acresce dizer que desenhei o painel tombado em posição de contra-ponto com os edifícios, para chamar a atenção sobre eles. E essa atenção é reforçada, colocando os corvos olhando para telhados "que já foram". Repeti o mesmo corvo uma e outra vez (habitualmente desenho mesmo dois), para dar ênfase à ideia de que a situação de casas em desmoronamento se repete.

Finalmente, chamo a atenção para três elementos (dois gráfico e outro estruturante): em branco mesmo branco, só aparecem as letras da pixagem e a tinta da lata (para além de um pouco de brilho na personagem furtiva). Porque são os elementos que me interessou fortalecer. O g da pixagem foi pintado não só no painel mas também no barrote de suporte, para reforçar a ideia de que se trata realmente de uma pixagem. O conjunto foi estruturado de modo que a atenção do leitor funcione num círculo sub-entendido pelo painel, pelos corvos (e telhados) e lata da tinta.

Zé Oliveira


Sem comentários: