sábado, setembro 22, 2007

.
Do Público de hoje:
"O Cartoonista que
não quer ser publicado"

Só um editor com uma paciência de chinês conseguiria arranjar pachorra para publicar em Portugal "O cartoonista que não quer ser publicado". Mas Guilherme Valente, homem-forte da Gradiva, não é chinês mas tem uma paciência caldeada com alguns anos de trabalho em Macau. E também tem uma confessada admiração para com esta coisa de comunicar pela via do cartoon. Que o diga o catálogo da sua editora (e o mais que aqui não conto).

Segundo relata Carlos Pessoa no Público de hoje, em peça de página inteira, Guilherme Valente andou à procura de um cartoonista reformado (que agora se dedica a outra sua paixão, o Jazz) para tentar convencê-lo a autorizar a publicação da sua obra em Portugal. Mas o cartoonista, que raramente dá entrevistas e detesta ser fotografado, mandava os seus agentes recusarem a proposta.
.


Mas Valente que é valente não desiste à primeira recusa (nem à segunda, nem...)

Nem desiste perante as exigências extravagantes de um cartoonista que, vencidas as renitências iniciais, lhe exige a produção e impressão de um exemplar único para sua apreciação pessoal. Mas atenção! Impressão em papel especial, de tipo que nem existe no nosso país. Arre porra!
.

Ferreira dos Santos, autor desta caricatura, chama-lhe "o maior cartoonista do mundo"

Exigiu ficar com os direitos de publicação, mas isso a gente aceita, negócio é negócio, mas não confiou no controlo de produção da Gradiva ("simplesmente" uma das mais idóneas editoras portuguesas) e fez questão de ser ele próprio a controlar todo o processo de produção (incluindo a tradução).

Aliás, já em 2002 este cartoonista escrevera uma "carta aberta" aos seus admiradores apelando para que não reproduzissem os seus cartoons na internet.

Como se chama ele? Não importa. Cartoonista "que não quer ser publicado", certamente não apreciará que se divulgue o seu nome. Publicamos a sua foto, porque se ele sorri para a câmara, é porque aceita que se registe a sua "fronha".

Sem comentários: