segunda-feira, setembro 03, 2007

Os Corvos (Região de Leiria)


De Zé Oliveira Portugal

Poupe os olhos e cliquena imagem, para ampliar

Por vezes uma fotografia pode ter uma grande carga de caricatura. Ou passar a ter, com uma mínima intervenção.


Sócrates vinha a Leiria inaugurar o Polis, obra de requalificação das margens do rio Lis cujo projecto ele próprio lançara quando era ministro do Ambiente e ainda estava casado com a mãe dos seus filhos, que crescera a uns cem metros do rio Lis (e a uns 20 ou trinta da minha casa de então). Mais propriamente em S. Romão, onde começa o Polis de Leiria (para ir acabar na zona do estádio).


O nome do rio Lis nada tem a ver com a designação do programa Polis, que aliás abrange várias cidades de norte a sul. Mas a coincidência deu-me muito jeito para "aviar" este cartoon.


Ora bem: era certinho que o "nosso primeiro" ia botar discurso durante a inauguração, que ocorria no dia de fecho da edição. Discurso que haveria de decorrer "ombro a ombro" com Damasceno, a vice-presidente do PSD de Marques Mendes, líder da oposição.


Também seria infalível a probabilidade de o primeiro-ministro "socialista" ir usar as suas frases gongóricas, com aquela pose "muito convincente" que não convence ninguém, máscara na cara e braços gesticulando comedida mas teatralmente.


Portanto, bastou-me pesquisar e recolher uma foto de Sua Excelência (mais uma cabeça sorridente), fazer a montagem sobre outra foto (do castelo de Leiria) e acrescentar um púlpito(desenhado, para colocar a personagem em sede de cartoon). Depois, manipulei as posições das mãos, tendo o cuidado de usar a imagem da mão direita tanto para o braço direito como o esquerdo, porque estamos a falar de José Sócrates, que confunde a sua mão direita com a mão esquerda.


...E pronto,, a caricatura de hoje foi uma fotografia.
Z.O.



1 comentário:

MAH-TRETAS disse...

Exemplar,( os desenhos) mas os Leirienses tem sorte,pouco ou muito, barato ou caro, pondo a hipotse de uns tantos terem metido algun p´ro saco, alguma coisa foi feita, se passares por Tomar vê se topas as obras dos tais Polis , havia um quadro elétronico com a informação de falta tantos dias etc etc pois é, os dias passaram e pouco se vê, sim os esgotos que não é trabalho para se ver.
Para tema de um bom trabalho aconselho visitar a fonte que tem repuxo no centro da cidadae, dado o estado penso que deve ser da era Romana.......