quinta-feira, outubro 23, 2008

Quem o diz é El Ideal, um dos maiores diários granadinos
Portugal toma Granada
Amanhã, Sexta, uma delegação portuguesa participará na inauguração do 2º Festival de Humor de Granada.
As funções iniciam ao princíio da noite com a abertura de uma exposição de cartoons dos colaboradores da página humorística "El Viernes!" que sai (à Sexta!) exactamente em El Ideal.

Para ampliar, clicar na imagem
.
Na manhã do dia seguinte, Sábado, inaugura-se uma exposição internacional de cartoons, na qual participam dois autores de Leiria e um de Lisboa. O tema é "A Semana Santa", opção justificada pelo facto de esse tema ser um dos cartazes turístico/religiosos mais emblemáticos daquela cidade andaluz.


Para ampliar, clicar na imagem
.
Com o desenho apresentado nessa exposição, Zé Oliveira aborda cautelosamente o tema da "guerra das caricaturas", na qual se "crucificaram" cartoonistas. Partiu do princípio de que Granada é uma terra de encontro de civilizações (de um lado, a maravilhosa Alhamba a atestar domínios árabes; de outro, a imponente Catedral de Granada a dar o contraponto cristão. E tomou como referências, dois trabalhos de artistas castelhanos, cujos trabalhos misturou e reinterpretou: Dali e San Juan de la Cruz (este último também interpretado por Dali para a elaboração do seu mais conhecido cristo.


Para ampliar, clicar na imagem

Também figuras da procissão da Semana Santa, são as personagens parodiadas por Rodrigo, do Expresso on line, e Teixeira, um cartoonista leiriense que tem repartido o seu talento por alguns periódicos portugueses e outros tantos do Canadá, onde tem residido por períodos.

Para ampliar, clicar na imagem

1 comentário:

Anónimo disse...

La localidad de Belicena (Granada) ha dedicado una calle a Don Alfredo di Stéfano, Premio Guijuelo de Oro 2007