quinta-feira, outubro 23, 2008

Festival de Teatro vai de 24 de Outubro a 29 de Novembro
Cartaz do Acaso é "BD" de Alex Gaspar Vários tópicos posíveis para uma crónica:
- "Em Leiria, Teatro é por Acaso". (Este não serve; o Teatro, em Leiria, não e esgota no Acaso).
- "Alex Gaspar desenha uma história de BD por Acaso". (Também não é uma ideia lá grande coisa. É verdade que o talento de Alex para a BD é um diamante guardado no cofre-forte, raramente visível à luz do sol. Por acaso arrisco dizer que a história ideal para Alex Gaspar desenhar seria a do regresso de D. Sebastião. E quem sabe... um dia destes, que vão ser de nevoeiro não tarda, mal a gente acorda sem ser capaz de ver um nariz à frente de um palmo, aparece-nos à frente do nariz um album com a história do regresso de D. Sebastião. Chegou já em pleno séc. XXI, vindo de Marrocos e depois de ter andado este tempo todo perdido lá pelas dunas. Porque uma coisa é certa: um dia, D. Sebastião regressará! Numa manhã de nevoeiro! A cavalo! Com o nariz vermelho por causa do frio! (Como é que ele vai atravessar o Mediterrâneo a cavalo não sei, mas também não estou agora para me preocupar com isso. Não sou pessoa para meter o nariz na vida das pessoas). E regressará nas páginas de um album de BD que o Alex há-de desenhar. E a editora há-de apresentar, quando estiver nevoeiro e for manhã.

Até lá, vamo-nos contentando com as produções avulso do Alex Gaspar. Como é o caso deste belo cartaz que nos retrata o orfeão velho de Leiria, a casa do Nariz - Teatro de Grupo que, como se vê na ilustração anexa, é uma verdadeira história de BD!

Chegado a esta altura do texto, bem poderia começar a teorizar acerca das afinidades entre o Teatro e as histórias de Banda Desenhada, que também são teatro. E então aí, sim! teria um excelente tópico para desbobinar. Mas não estou para isso, porque amanhã tenho de me levantar cedo.

Mas ainda acrescento: tomem nota das datas do XIII Acaso, que vão desde 24 de Outubro até 29 de Novembro!

Ah! é verdade: para apliar o cartaz do Alex, basta clicar ali em cima sobre a imagem.

Z.O.

Sem comentários: