sexta-feira, outubro 03, 2008


Feco constituída hoje em Leiria
Associação de Cartoonistas
nasce no dia do Sorriso

Enquanto esperávamos desesperadamente que chegasse o atrasado do costume, que dá pelo nome de Eduardo Esteves e tem a desculpa de residir em Viseu (com ínfima percentagem de culpa no facto de a constituição da associação decorrer numa conservatória de Leiria), até mesmo enquanto tagarelávamos durante a deglutição do bacalhau com batatas a murro comido em Pernelhas (aldeia das cercanias de Leiria), ninguém se lembrou de que se constituía a FecoPortugal-Associação de Cartoonistas no exacto Dia Internacinal do Sorriso, que hoje decorre.
Mesmo sem se lembrar da efeméride, Onofre Varela aproveita os minutos em que a ajudante da Conservadora bate o texto no teclado, para contar em privado uma anedota a Carlos Sêco, que mais ninguém ouviu mas tinha piada de certeza, a avaliar pelo sorriso do autor do Humor a Sêco publicado regularmente no jornal Trevim, que ele próprio dirige.



Rodrigo de Matos toma de assalto o computadpr da Conservadora e, enquanto ela "foi lá dentro", põe em dia o seu correio electrónico e ainda lhe sobra tempo para enviar o seu mais recente desenho do Humoral da Histótória para a edição on line do Expresso.

Como estava ali sem ter pedido autorização à ministra para faltar umas horas na escola da Lousã onde dá aulas, Carlos Sêco decidiu passar despercebido, escondendo-se atrás do Varela. Tentou evitar que o Sis o descubra ali, mas a verdade é que já tinha sido desmascarado na foto anterior. E ainda por cima a rir, que é coisa que a ministra não tolera a um professor.

Eduardo aprende com o Pedro Alves como é que se faz uma caricatura da Conservadora, ao mesmo tempo que o Álvaro Santos se queixa de que só dormiu três horas na noite passada e resolve passar peas brasas. O César Évora está a mandar um sms para a mulher a dizer "querida, consegui um tacho de tesoureiro", enquanto Mário Teixeira solta o desabafo de que vai outra vez emigrar, "porque Cá na dá".

Pedro Alves dá os últimos retoques na caricatura da Conservadora, Álvaro continua a passar pelas brasas e César Évora começa a deitar contas à vida económica da Feco.
.
Agora a sério:
Objecto Social da FecoPortugal

Conforme ficou exarado no respectivo auto d constituição,
"A FECO-PORTUGAL - Associação de Cartoonistas, é uma instituição sem fins lucrativos.
Constituem atribuições da FECOPORTUGAL:
a) Promover a arte da Caricatura, Cartoon, Banda Desenhada, Ilustração, Cinema de Animação e expressões plásticas afins;
b) Pugnar pelo reconhecimento, dignidade, prestígio e justa remuneração profissional dos seus autores;
c) Defender os interesses, direitos e prorrogativas dos seus membros;
d) Promover e reforçar a solidariedade entre os seus membros;
e) Fomentar o intercâmbio com organismos congéneres nacionais e estrangeiros;
A actividade da FECOPORTUGAL não se subordina a quaisquer ideologias políticas, religiosas ou outras, actuando com total independência. Serão associados da FECOPORTUGAL os autores de Caricatura, Cartoon, Banda Desenhada, Ilustração e Cinema de Animação que, por direito próprio, estejam devidamente inscritos nesta associação."
.
Por que se chama FECO
.
Chama-se FECO, porque é criada com o objectivo de se filiar na Federação internacional designada FECO - FEderation of cartoonists Organizations, que abrange três dezenas de países.
.
Quem são os corpos sociais
.
Mesa da Assembleia Geral
Presidente - Onofre Martins Varela
Secretário - Pedro José Bento Alves
Secretário - Rodrigo Daniel Nunes de Matos
.
Direcção
Presidente - José Freire de Oliveira
Tesoureiro - César Manuel Sereno Mateus Évora
Secretário - Mário José Oliveira Teixeira
.
Conselho Fiscal
Presidente - Álvaro José Teixeira Santos
Secretário - Carlos Alberto Antunes Sêco
Vogal - Eduardo José de Jesus Esteves

1 comentário:

Alvaro disse...

O que é um Conselho Fiscal?