segunda-feira, agosto 04, 2008

Homenageado da Tertúlia BD de Lisboa:
Zé Oliveira"Tem por nome completo José Freire de Oliveira, e nasceu a 11 de Janeiro de 1946 em Cavadinha, freguesia de Urqueira, Ourém.

Publicou os seus primeiros desenhos satíricos na página dos Leitores da revista de banda desenhada Zorro, editado entre 1962 e 1966. A partir daí, o seu nome aparece nos mais diversos jornais e revistas: Ridículos, Flama, Barraca, Brincalhão, Magazine, Pé de Cabra, Chucha, Caixa Aberta, Região de Leiria.

Neste semanário, além de ter publicado cartunes e tiras de banda desenhada, foi também redactor, visto ter a carteira de jornalista. Que lhe serve, como ele próprio diz, "para escrever coisas sérias e assim conseguir ter boa reputação junto dos vizinhos".

Coordenou, em conjunto com Osvaldo de Sousa, um mensário humorístico chamado BronKit.

Zé Oliveira é homenageado pela tertúlia BD de Lisboa pelo facto de o conjunto da sua obra, especialmente dedicada ao Cartune e à Caricatura, também abarcar, significativamente, a Banda Desenhada".

Este texto de apresentação é transcrito do http://divulgandobd.blogspot.com, com direcção de Geraldes Lino, o criador da Tertúlia BD de Lisboa, onde aparece ilustrado (e cito de novo) "por três tiras de banda desenhada, sob o espírito do cartune (as ferroadas políticas, datadas e apenas compreensíveis para uma determinada área de leitores mais a par dos acontecimentos), pertence à obra Os olhos em bico, editada em álbum formato italiano, ao baixo, em 1997".

1 comentário:

MAH-TRETAS disse...



Foi uma noite calorosa num ambiente
de sã camaradagem nomeio de tantos artistas da BD, para ti e todos os teus amigos aquele abraço.

Abilio