segunda-feira, julho 28, 2008


Pela segunda vez
Granada:
Explosão de Humor em Outubro



Com esta cara de pau aqui estou, fotografado em Granada, junto do desenho com que participei na primeira edição do Encontro de Humor daquela cidade que decorreu no ano passado.

Elaborei um apontamento mais simpático do que satírico de Frei Luís de Granada, um dominicano que, ali nascido, acabaria por vir a falecer em Lisboa onde se exilara por ser discordante da Inquisição que, no seu tempo (1505-1588), era mais violenta em Espanha do que em Portugal.

Quando tomou Portugal, Filipe II de Espanha (Filipe I de Portugal) tentou usar a popularidade lusitana de Luis de Granada (que já cá residia) em proveito da ocupação espanhola do nosso país. Luís, que granjeava de simpatia junto do povo e era o confessor da Corte de Lisboa, não esteve pelos ajustes. E respondeu nestes termos (que poderíamos hoje considerar premonitórios da formação da Comunidade Europeia) "Não sou castelhano nem português, sou frade se S. Domingos".


Foi este Luís, totalmente desenhado em Photoshop por Zé Oliveira, a participação de Portugal no Primeiro Encontro Internacional de Humoristas Gráficos de Granada (2007)

______________

Aberto aos caricaturistas de todo o Mundo
II Encontro Internacional
de Humor Gráfico em Granada


24, 25 e 26 de Outubro de 2008



Durante o II Encontro será organizada a exposição “Granada – Semana Santa Internacional” e será editado um catálogo com as obras seleccionadas. O Encontro Internacional conta com o apoio da Autarquia de Granada, da Junta do Distrito de Granada e da Universidade de Granada.

1 – A convocatória está aberta a desenhadores e humoristas gráficos profissionais e amadores de todo o mundo.

2 – O tema do II Encontro é “A Semana Santa de Granada”. Mais informações sobre o tema, na página web
www.creatorio.com

3 – Os participantes podem enviar, no máximo, 3 obras. As obras podem ser realizadas utilizando qualquer técnica. Tamanho A4 paisagem (297 mm largura x 210 mm altura).
Embora seja recomendado enviar cartoons sem diálogo, aceitam-se textos em qualquer idioma desde que seja anexada a sua tradução para espanhol ou para inglês.

4 – As obras devem ser enviadas em 300 dpi, formato JPG, por correio electrónico a
granada@martinfavelis.com. Deve-se enviar também uma fotografia ou caricatura do autor com as mesmas características.

5 – Devem anexar-se também (num documento WORD) os seguintes elementos:

Nome e apelidos do autor.
Nome com o qual assina os cartoons.
Morada completa.
Endereço de correio electrónico e telefones.
Breve curriculum indicando as publicações com as quais trabalha actualmente.

6 – Com uma selecção das obras recebidas será realizada, dentro da programação do II Encontro, a exposição “Granada – Semana Santa Internacional”, no Centro Municipal de Arte Jovem Rei Chico. Igualmente, a exposição poderá ser mostrada de forma itinerante em outros actos ou eventos, nacionais ou internacionais, relacionados com o turismo, onde participe a Autarquia de Granada.
Também serão expostas na Internet na página web
www.creatorio.com

7 – Será editado um catálogo com as obras seleccionadas. Os autores que tiverem suas obras incluídas no catálogo receberão um exemplar do mesmo.

8 – A organização comunicará, através da página web do Encontro, ou através de correio electrónico, a relação dos participantes cuja obra foi recebida e a lista das seleccionadas para a exposição e o catálogo.

9 – O prazo para recepção das obras termina no dia 14 de Setembro de 2008.

10 – O envio da obra implica que o autor/a autoriza à Autarquia de Granada a reprodução e difusão (edição de catálogos, cartazes, trípticos, difusão na imprensa, página web, etc.), sem que isso implique nenhuma obrigação de nenhum tipo com o autor/a.

11 – A participação neste II Encontro supõe a aceitação integral do presente regulamento. Qualquer dúvida que possa surgir será resolvida pela organização do Encontro.

1 comentário:

Alvaro disse...

Esse Luís de Granada lembra-me vagamente o António de Santa Comba Dão...