terça-feira, julho 01, 2008

Centenário de Alexandre Bóveda
Jovens galegos homenageiam herói com BD, caricatura e ilustração
Após a instauração do franquismo em Espanha, foram trespassados pelas armas entre 27.000 a 30.000 rebeldes que recusavam a ditadura que prolongava na península, através de Franco, os desígnios de Hitler e Mussolini. Alexandre Bóveda foi uma dessas vítimas, que iam sendo eliminadas selectivamente. Jovem de 33 anos e com cinco filhos, era Secretário de Organização do Partido Galeguista. E, em face da sua rebeldia perante o regime repressivo, foi vítima da operação de limpeza ideológica. Levado para um sítio ermo pelas forças muilitares, foi amarrado a um pinheiro e fuzilado com quatro tiros. Era o começo da manhã de 17 de Agosto de 1936.
Esse dia passou a ser Dia dos Mártires Galegos e é justamente Alexandre Bóveda, nascido há 100 anos, que a Amencer - Associación Xuvenil pretende recordar, estando a preparar um livro que se chamará Cousas sobre Bóveda e será ilustrado por desenhos, caricaturas, tiras ou BDs que a referida associação está a pedir aos artistas galegos e portugueses.
Será um trabalho semelhante a um outro que a mesma asociação já preparou com o título Cousas sobre Castelao, com a participação de mais de 15 ilustradores.

Sem comentários: