segunda-feira, julho 23, 2007

Maior semanário de Humor de Espanha
El Jueves apreendida
O grito chegou-nos anónimo, em comentário inserido na postagem abaixo: a revista "El Jueves" foi confiscada. Buraco da Fechadura tratou de confirmar a notícia, e a realidade é mesmo essa: a edição da semana passada foi apreendida, por ordem judicial. Motivo: mostra na capa os príncipes das Astúrias numa atitude pouco decorosa.
É a terceira vez que El Jueves enfrenta uma apreensão, mas as duas anteriores ocorreram em plena ditadura: com o nº1 e o nº 7, portanto há trinta anos.
.

Dois anos de prisão
O auto judicial ordena, por petição da Fiscalização Geral do Estado, "que as Forças e Corpos de Segurança do Estado procedam à retirada dos exemplares da revista dos pontos de venda, assim como se desloquem a Madrid e Barcelona para apreenderem o 'molde'* do desenho".
As autoridades judiciais requereram ao director da revista que identifique os autores da caricatura, "que podem ter incorrido em delito contra a Coroa", que prevê até dois anos de prisão "para quem cometa calúnias ou injúrias contra o rei ou seus descendentes".
*Provavelmente, o documento judicial refere-se ao fotolito

Solidariedade
Em Espanha, os humoristas expressam-se usualmente com mais irereverência do que em Portugal. Por tal facto, este desenho poderá susceptibilizar alguns portugueses, mas para "nuestros hermanos" é coisa corriqueira; o que acontece é que vai de encontro ao tabú da Coroa.
Na minha qualidade de coordenador de Buraco da Fechadura, solidarizo-me com a Direcção e Redacção da El Jueves, que se edita há trinta anos em Barcelona com colaborações de um inegualável grupo de humoristas, entre os quais conto bons amigos. (Reabraçarei nove deles em Granada, em Outubro próximo).

Zé Oliveira

Mais solidariedade
Está a desenvolver-se uma cadeia de solidariedade para com El Jueves. Alguns dos que já se expressaram:

- Salón del Comic de Cangas (Galiza)

- Kiko da Silva (humorista de Voz de Galícia, que já esteve várias vezes em Portugal)

- Óscar Graña (Concelleiro de Xuventude e porta-voz Municipal de Cangas)

O que diz El Jueves
Existe uma ordem judicial para que seja encerrado o site de El Jueves.
Nesse site pode ler-se: "Temos a redacção cheia de meios de comunicação que nos perguntam por que foi apreendida a revista. Não sabemos que responder-lhes. El Jueves tem vindo a publicar dezenas, centenas de desenhos sobre a família real (e sobre políticos, famosos, a ETA e tudo o que se move). Inclusivamente publicámos um livro, TOCANDO LOS BORBONES, um calhamaço de 350 páginas que recompila os desenhos mais divertidos.

Somos humoristas gráficos e trabalhamos conscientes de que a nossa obrigação, o que nos pedem os leitores, é que exploremos o limite da liberdade de expressão. Podemos aceitar que, inclusivaente, em alguma ocasião, o possamos ultrapassar. Ossos do ofício. Se nos excedemos, para isso existem os tribunais... Uma apreensão? A polícia visitando os quiosques de todo o país recolhendo a nossa revista? Na realidade, escrevemos isto em 20 de Julho del 2007?"

Sem comentários: