sexta-feira, julho 20, 2007

Buraco da Fechadura desejaria que nunca morresse nenhum humorista. Para que o mundo fosse cada vez mais alegre e cada vez mais justo; (talvez a máxima alegria resida na [utopia da] justiça). Mas, quando morre um humorista, Buraco da Fechadura sente-se no dever de dar a notícia. E desejar que ele continue a viver; nos desenhos que nos deixa.


Morreu Fontanarosa

Viva Fontanarosa

Roberto Fontanarrosa morreu ontem, 20 de Julho, com62 anos. Não resistiu a uma doença neurológica que o foi enfraquecendo aos poucos, mas manteve sempre o seu humor até ao fim. "O Negro", como era carinhosamente tratado pelos colegas, criava um humor revolucionário apoiado nas suas personagens "Inodoro Pereyra", "Boogie el aceitoso" e outras, através das quais fazia passar a sua visão irreverente do mundo.

Fontanarrosa é um grito de humor universal.Se na Argentina era conhecido pelo seu trabalho no Clarín, no resto do mundo era famoso pelos seus livros de desenhos de humor (especialmente sobre futebol), mas também pelos seus anti heróis ”, para além dos seus contos humorísticos como "El mundo ha vivido equivocado", "Palabras iniciales", "19 de diciembre de 1971”…


Fontanarosa começou por trabalhar sete ou oito anos em publicidade, embora desde muito pequeno estivesse orientado para as histórias em quadradinhos. "Mas não as histórias de amor, e sim as de aventuras", como ele próprio afirmaria. Nalguns esboços que fazia, especialmente para as campanhas de publicidade de Natal, Fontanarrosa descobriu a sua linha humorística. E concluiria: "Aí dei-me conta de que era o que mais me interessava, divertia-me muito mais que o desenho publicitário clássico".
Outras afirmações suas (sem tradução, para manter a total carga irónica): "De mí se dirá posiblemente que soy un escritor cómico, a lo sumo. Y será cierto. No me interesa demasiado la definición que se haga de mí. No aspiro al Nobel de Literatura. Yo me doy por muy bien pagado cuando alguien se me acerca y me dice: me cagué de risa con tu libro".

Palavras de Carlos Arroyo (Costa Rica)
O caricaturista Carlos Arroyo, da Costa Rica, enviou a seguinte mensagem ao Buraco da Fechadura (que traduzimos):
«Foi-se el Negro, como lhe chamavam em Rosario, Hoje Inodoro Pereira está de luto e Boogiee El Aceitoso embora às escondidas e recostado contra a porta da sua "banheira" fabricada na gringolandia... chora sem lágrimas pelo seu criador... Fazem o mesmo Sperman e outras personagens que se detiveram para sempre... num lapso eterno... O mestre dos guiões cómicos, parte dos quais foram levados à cena, ou que lemos em "la verdadera Historia del Transbordador columbia", "Maud vuela a casa", "El pichón de Cristo" e outros textos que nos fizeram doer o ventre e as maçãs do rosto por muitos anos... até neste momento em que vos escrevo... Mestre que sempre ADMIRÁMOS e SEGUIMOS de perto juntamente com RIUS, QUINO e PALOMO que ainda nos acompanham... Digo-te claramente obrigado, com toda a força, por nos haveres servido durante todo este tempo e mando para sua família um sorriso e uma lágrima».

Carlos Arroyo
San José (Costa Rica)

Sem comentários: