quarta-feira, novembro 15, 2006

.
.
É já na Sexta
Ferreira dos Santos expõe em S. João da Madeira
-

...só agora é que o Ferreira dos Santos diz à gente: é já no próximo dia 17 (e hoje são 15, carago!) que inaugura a sua exposição intitulada "O SORRISO DO LÁPIS".
Vai ser em S. João da Madeira. "São cartoons sobre urbanismo", declara o António Ferreira dos Santos ao Buraco da Fechadura, mas entretando esqueceu-se de informar mais detalhes acerca do local onde decorre o festivo acontecimento. Esperamos que seja debaixo de telha, porque a metereologia não está para modas e notícias de há minutos declaram que lá para aqueles lados o alerta é laranja. Não obstante os cartoons do Ferreira que ilustram esta notícia serem mais em tom rosa... pálido.

Quem é Ferreira dos Santos
Elegendo-me como seu inimigo de estimação, o António Ferreira dos Santos já me convidou para escrever o prefácio do seu próximo livro. Mas colocou-me uma condição: que eu escreva um texto a dizer muito mal dele. Pois está descansado, António, que hei-de esmerar-me na tarefa. Mas até lá, falarei só bem de ti, como sempre tenho feito. E continuo:
............... ficou Portugal mais alegre quando, a 30 de Agosto de 1948, nascia em Cu coiso (Cucujães, acho eu) um robusto rapaz de 3 quilos e oitocentas que, passados uns anos, haveria de licenciar-se em Arquitectura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto.
Daí para a frente, andou a cuidar da qualidade da nossa vida acautelando o ambiente urbanístico em que vivemos e acautelando a alegria com que devemos viver nesse urbanismo, desenhando cartoons de forte sentido crítico. Tem publicado em A Voz Portucalense, O Regional de S. João da Madeira, A Razão, Público, Jornal das Beiras, Fiel Inimigo, O Jogo, etc.

Premiado em Salões nacionais e estrangeiros, é nesta altura um dos mais assíduos colaboradores do Buraco da Fechadura.

Quem passar por S. João da Madeira e não visitar a exposição do Ferreira, é Cágado.

Z. O.

Sem comentários: