quinta-feira, setembro 07, 2006


VIVA CARLOS ROQUE
Carlos Roque faleceu a 27 de Julho em Lovaina, Bélgica, país onde fez a maior parte da sua brilhante carreira como autor de histórias de BD de linha humorística.
Nascido em Lisboa a 12 de Abril de 1936, Carlos Roque fez o curso da Escola António Arroio, tendo trabalhado como paginador e desenhador em vários títulos portugueses antes de ter emigrado para a Bélgica, onde desenhou para o Tintin e principalmente para o Spirou.
Com o seu simpático pato Wladimir, que aparece nestas imagens, e era desenhado com argumentos de sua esposa Monique, recebeu em 1976 em Bruxelas o Prémio Saint-Michel.
Ates de ter partido de Portugal, trabalhou para O Século, Século Ilustrado, Modas & Bordados, Vida Mundial, O Camarada, etc. E teve participações em Almanaque O Mosquito, PimPamPum, etc.
regrassado a Portugal por motivo da crise do Spirou, realizou para a TV Guia o TV-Guia Júnior em 1996-97.
Cvaleiros do Ribatejo
Lembro-me de uma história interessante desenhada por Carlos Roque com argumento de Ives Duval, criada para Editions Dulombard e publicada salvo erro no Tintim português, que contava as divertidas aventuras de um campino da lezíria ribatejana.
A foto de Carlos Roque que publicamos, é uma cortesia de Dâmaso Afonso e do Diário do Sul, onde mantém a sua página Cuco Informativo, com divulgação regular de notícias do mundo da BD.
Também consultámos o Dicionário dos Autores de BD e Cartoon, de Leonardo de Sá e A. Dias de Deus (Edições Época de Ouro)
Z.O.

Sem comentários: