segunda-feira, setembro 11, 2006

À especial atenção dos caricaturistas
Acerca do tema da "Muestra" de Alcalá
O humor gráfico é sempre uma actividade de... risco.
Tratando-se de um género de Comunicação Social, mas um género que trabalha com grande carga crítica, equilibrando-se no arame (sem rede!...) entre o ridículo por um lado, e a necessidade do respeito para com todos - até para com o visado - por outro, humor pisa muitas vezes o risco segundo uns, ao mesmo tempo que outros acham que, pelo contrário, estará a ser pouco audacioso.
Ao humorista, a quem todos atribuem a prerrogativa da irreverência, não se deve pedir que seja "politicamente correcto". O seu humor não pode ser conveniente para todos, pois deseja-se que seja inconveniente para alguns. É isso a sua razão de ser. Mas é suposto que o humorista em exercício saberá onde ficam as balizas da ética, da educação, do respeito, do bom e do mau gosto.
Escrevo isto a propósito de um artigo que se publica hoje no periódico espanhol Expansión.com a propósito da Muestra de Humor de Alcalá de Henares.
(Segue o endereço).
http://www.expansion.com/edicion/expansion/economia_y_politica/politica/es/desarrollo/685405.html
Não estou a tomar partido pelo artigo nem a rebatê-lo. Porque sou pelo pluralismo de ideias e porque, sendo eu um participante na "Muestra" (desconheço se o meu desenho esá seleccionado ou não) não deveria perorar em causa própria.

Quem quiser pronunciar-se acerca do artigo de La Expansión, pode mandar o seu comentário. Prometo editá-lo nesta página principal do Buraco da Fechadura.

Zé Oliveira

Sem comentários: