sexta-feira, setembro 15, 2006


O Bordallo Pinheiro de França
Daumier: 200 anos em 2008
.
Quando fui à loja da Fábrica Bordallo Pinheiro das Caldas da Rainha adquirir a estatueta de Zé Povinho que os caricaturistas portugueses ofereceram ao Dr. Osvaldo de Sousa para assinalar os seus 25 anos de investigação e dinamização da Caricatura, apareceu por lá, meio perdido (ou nem tanto...), um casal de franceses que me pareceu andar a coscuvilhar questões de cerâmica (perguntaram-me em que zona de Portugal se produz cerâmica de grês). Conversa entabulada, perguntei-lhes se tinham alguma referência acerca do "patrono" da casa, Raphael Bordallo Pinheiro. Que não, disseram eles. Nem sabiam que a loja de cerâmica que estavam a visitar tem o seu nome definitivamente ligado ao maior caricaturista português. Surpreendidos com a novidade, propuseram a comparação: "Como Dumier?" Sim, é o Dumier Português. Quase quarenta anos posterior, mas não é descabida a comparação.
Agora, o JLCabañas mandou-me este endereço:
http://www.honore-daumier.com/actualites/default.asp?arId=1829 que nos leva ao sítio de "Les Amis de Daumier". E foi ao espreitar este sítio, que é iniciativa de uma associação, que me lembrei do episódio do casal de franceses que conheci nas Caldas da Rainha.


Honoré Daumier nasceu em Marselha em 26 de Fevereiro de 1808 e faleceu Valmondois em 1879.
Celebra-se, portanto, já em 2008 o segundo centenário do seu nascimento.
Acalentamos a esperança de que as autoridades francesas da Cultura criem para a efeméride de Honoré Daumier um programa que tenha um pouco mais de dignidade e de visibilidade do que teve o que se (não) fez em Portugal no ano passado, a propósito do centenário da morte de Raphael Bordallo Pinheiro

1 comentário:

Anónimo disse...

i saw you site on daumier.
it seems you have not seen yet:
eee.daumier.org and
ww.daumier-register.org???
something to add to your site.