sábado, setembro 30, 2006

Exposição itinerante
Desenhos e Liberdade de Expressão

Por J. M. Varona “Ché”
(Adaptado, titulado e resumido por Buraco da Fechadura)


Inaugurou há algumas semanas em Aldaya, Espanha, a I Muestra de Humor Gráfico Libertad de Expresión. Para além do público e entidades locais, esteve presente o presidente da FECO-España Juli Sanchis i Aguado. Lembramos que FECO, uma das entidades patrocinadoras da exposição, é uma organização internacional federativa de caricaturistas. Durante a inauguração, os caricaturistas valencianos José Lanzón e Joaquín Aldeguer entretiveram o público visitante fazendo caricaturas à esquerda e à direita.
Esta exposição, que é itinerante, esteve em Setembro em Jerez de la Frontera e em Novembro estará na cidade de Alicante.

Mena ainda colaborou
São 196 os desenhos seleccionados, dentre os 377 enviados por artistas de 41 países. Entre eles, há um que me impressiona, o de Mena, talvez porque foi enviado por ele apenas uns dias antes da sua morte (noticiada por Buraco da Fechadura).


Liberdade condicionada

Em Espanha, os meios livres de comunicação são cada vez menos, já que são cada vez mais os grandes grupos de comunicação, nos quais, naturalmente, imperam interesses políticos e económicos acima de outros. Não há ideais, há interesses que ocultam ou deformam a realidade e minimizam os erros segundo o que convenha ao amigalhaço de turno, o que deu aso a que possa existir o comunicador “da treta” e o comunicador preocupado por não deixar a sua família sem sustento ao fim do mês, o que o obriga a autocensurar-se, etc. etc. e não prossigo, porque dava para uma enciclopédia.

Ante desta situação, vem ao meu pensamento alguém que dizia: com Franco, com Suárez, com Calvo Sotelo, com González e não digo com Aznar, desenhávamos mais e melhor; mas neste momento, por desgraça, muitos recuperámos o receio de expressar o que realmente sentimos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Viñeta de Mena en el blog luso O misantropo enjaulado