segunda-feira, agosto 07, 2006



.
.
Na África do Sul
Cartoonista processado por político em apuros
Humorista está tranquilo, mas associação internacional de classe apela à solidariedade

.


Zapiro, um cartoonista sul-africano, enfrenta um processo judicial por ter publicado em "The Star" três cartoons (entre 4 de Abril e 9 de Maio últimos) que o visado considerou ofensivos.
Trata-se dos três primeiros cartoons que publicamos a seguir..


O velho vice-presidente sul-africano Jacob Zuma exige uma indemnização de 15 milhões de rands (cerca de 1,7 milhões de euros) a Zapiro, mas o queixoso alarga o seu pedido de indemnização a sete jornais e uma rádio, o que faz elevar a indemnização pedida para 63 milhões de rands (sete milhões de euros).

Os desenhos em causa glosavam aspectos de um processo judicial que impendia sobre o político, que foi absolvido no dia 8 de Maio num julgamento que o acusava de violação. No decurso do processo, declarou publicamente que tinha tomado um duche depois de ter tido relações sexuais com uma jovem, seropositiva, e que isso o havia protegido.

Zuma acusa o humorista de difamação e de arruinar o seu bom nome e sua honra, mas Zapiro afirma que ninguém o pode arruinar mais do que ele próprio.


O "Courrier Internacional", que tratou desenvolvidamente esta notícia, afirma que "Zapiro é sem dúvida o mais célebre cartoonista da África do Sul", enquanto que "The Star" registou estas afirmações do seu desenhador: "Este episódio não me impede de dormir; a liberdade de expressão existe na África do Sul".

.

Apesar da tranquilidade do desenhador, evidenciada no desenho acima onde aparece auto-caricaturado, a Cartoonists Right Networks pede que reforcemos a defesa da liberdade de expressão, apelando aos caricaturistas de todo o mundo para que enviem um desenho com uma mensagem para Zapiro, ao cuidado de Bro Russell: mayte6@aol.com.

Ché, cartoonista espanhol e regular colaborador de Buraco da Fechadura, já cumpriu esse preceito com o desenho abaixo:
.

1 comentário:

Anónimo disse...

vitoria, 3 de marzo de 1976
sudáfrica