domingo, junho 25, 2006

Pela primeira vez para um caricaturista
Prémio Jornalismo para Banegas
.


Darío Banegas, um dos colaboradores mais assíduos de Buraco da fechadura, recebeu recentemente o Prémio de jornalismo ‘Ventura Ramos’ otorgado pela Casa Presidencial das Honduras na cerimónia das celebrações do dia do Jornalista Hondurenho. É a primeira vez que, naquele país da América Central, um caricaturista recebe esta distinção, habitualmente reservada para os editorialistas, avaliados por um júri que integra ministros do governo do presidente José Manuel Zelaya, que entregou pessoalmente o pergaminho a Banegas, no palácio ‘José Cecilio del Valle’, sede do poder executivo.
Na cerimónia, Banegas proferiu um discurso memorable em que afirmou que "desenha a caricatura de um país a que roubaram o sorriso".
O presidente Zelaya enalteceu a pessoa e a obra do artista a quem honrou pelo seu patriotismo, pela profundidade da sua mensagem e pela sua independência. Aplaudiu também as palabras em que o caricaturista disse que "não necesita de prémios para sentir-se comprometido" com os valores que defende através dos seus desenhos no diário La Prensa.

.......O pergaminho afirma que "o Presidente da República, José Manuel Zelaya Rosales, otorga o prémio ‘Ventura Ramos’ ao caricaturista Darío Banegas em reconhecimento pelo seu trabalho valente e objetivo no campo da comunicação social".








.
.
.
.
.
..
.
.
.

Foto 1: O presidente Manuel Zelaya
entrega o pergaminho do prémio ‘Ventura Ramos’ a Darío Banegas no palácio presidencial de Tegucigalpa.


Foto 2: Darío Banegas discursando.


Foto 3: A família e o presidente. Da esquerda para a directa: a mãe do caricaturista e o irmão Júlio, o presidente Manuel Zelaya, o filho mais velho Ángel Darío, a esposa de Banegas, o homenageado com o seu pergaminho e seus irmãos Gustavo Adolfo e Carlos Maurício.


Foto 4: Banegas conversa animadamente com o presidente.



Sem comentários: