quarta-feira, agosto 15, 2007

De Zé Oliveira Portugal O tema é recorrente, infelizmente.
Se é certo que "isto não vai lá" com uma caricatura, muito menos lá vai com medidas de remedeio, aliás exorbitantemente dispendiosas. A melhor maneira de eliminar os incêndios é prevenir o seu aparecimento. E isso faz-se ordenando convenientemente o nosso território (que é pequeno, portanto fácil de ordenar).
Como? Planificando as espécies arbóreas, especialmente reintroduzindo as que são autóctones; ou, no mínimo, criando na nossa floresta corredores-tampão ocupados pelas espécies autóctones (carvalho, castanheiro...) que são muito mais resistentes ao fogo e o travarã, se ocorrer.
Como? Invertendo o crescimento desmesurado das grandes cidades, à custa da desertificação do interior. Hoje, qualquer vila ou pequena cidade possui oferta do que é essencial para a vida, seja necessidade utilitária seja de lazer. E as populações, se mais próximas da floresta, aumentam a probabilidade da sua manutenção e da sua defesa.
Como? Punindo mais severamente os incendiários. Quando alguém morre vítima de um fogo posto, não é vítima de um assassínio?!... Quando alguém destroi património florestal, comete porventura crime mais leve do que se assaltasse um banco?!...
Como? Empenhando no combate, de modo sistemático, as forças armadas.

1 comentário:

MAH-TRETAS disse...

Poi é... mas se fossem tomadas todas essas medidas, havia uma quantidade razoável de uns Sr. que deixavam de encher o papo, ou não?


abração


abilio