quarta-feira, agosto 15, 2007

Apelo pela Liberdade de Expressão
A todos os Humoristas Gráficos
Da jornalista e cartoonista Ana von Rebeur, Presidente da FECO-Argentina e representante da CRNI, Buraco da Fechadura recebeu o seguinte apelo:

O Concejo de Medios de Kenia quer lançar una lei - seguramente em conivência com o governo - para impedir a publicação - nos diversos meios de comunicação - de matérias assinadas por jornalistas que não sejam habilitados por título universitário. Com isto, é óbvio que querem domesticar os profissionais, exercer a cesnura, impedir a liberdade de expressão e controlar o conteúdo das matérias publicadas, para que só tenham a designação de jonalistas os simpatizantes com o discurso oficialista. Acima de tudo, querem suprimir as opiniões mais críticas.

Ilustração de Rodrigo, no Humoral da História http://www.expresso.clix.pt

Esta "brilhante" idea keniata , não só deixaria sem trabalho uma quantidade de jornalistas, como retiraria do caminho todos os humoristas gráficos que podem caricaturizar a actuação do governo, já que praticamente não existem títulos de habilitação nem diplomas oficiais para ser humorista gráfico. Isto sucede hoje no Kénia, e pode suceder em qualquer momento no nosso país.
Cartoonists Rights Networks (Rede pelos Direitos do Humorista Gráfico) pede-nos que inundemos com este tema o website de CRNI, enviando todos os cartoons que possamos que ilustrem a nossa postura e opinião ante esta alarmante situação, para
Bro Russell, director general de CRNI <mayte6@aol.com>, com uma resolução de 300 dpi.

O teu desenho vai mostrar aos censores do mundo que não estamos adormecidos, através de http://cartoonistrights.com/. Os que colaborarem receberão uma nota de agradecimento da CRNI .

Obrigado,

Ana von Rebeur
CRNI Argentina

Sem comentários: