segunda-feira, março 05, 2007

Exposição de Zé Oliveira Uma exposição de Zé Oliveira, o coordenador do Buraco da Fechadura, ainda pode ser visitada no Orfeão Velho de Leiria. Inaugurada a 8 de Fevereiro, é uma organização de O Nariz - Teatro de Grupo e conta com apoio da Humorgrafe - Osvaldo de Sousa e ca Comissão Instaladora da FECO-Portugal (FEderation of Cartoonists Organizations).

Intitulada "Más-Caras de todo o ano", a exposição aproveitou o período de carnaval para assinalar que se trata de "um carnaval de mentira, que tenta enganar-nos com a ideia de que o entrudo são três dias. Uma retumbante aldrabice, porque afinal o Carnaval dos grotescos, dos mascarados, das garrafinhas de mau cheiro, das bombas de pólvora seca, esse carnaval desfila ao longo de um ano inteiro, por salões, corredores e gabinetes, num corso despudorado que se diverte atirando papelinhos aos olhos das pessoas, enrolando-nos a todos em serpentinas multicores conforme o espectro partidário, transformando concursos públicos em cègadas, transformando os patrimónios em coutadas para empregar amigos e correligionários, enfim, o diabo a sete. Esta exposição é isso mesmo: a consagralção do Carnaval de Todo o Ano".

Com a mesma desfaçatez com que Buaco da Fechadura ignorou a abertura da exposição, também não anuncia quando encerra. Mas que já tarda pouco, lá isso tarda.

O acervo exposto mostra uma trintena de cartoons que o autor publicou na imprensa da região leiriense durante os últimos anos, seleccionados segundo este critério: todos foram elaborados em torno de figuras da vida social e política que ali aparecem retratadas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Falta impordoável pelos visitantes do buraco,pessolmente aceito desculpas ..da treta.