sexta-feira, março 16, 2007

Aniquilaram o "Puro Veneno" de Rui Pimentel
Visão distorcida
Um dos maiores cartoonistas contemporâneos é despedido por uma "remodelação gráfica"

Texto principal de Osvaldo de Sousa
Foto, títulos e comentário final de Zé Oliveira

Uma remodelação gráfica muito profunda, despede Rui Pimentel da revista "Visão". Assim terminam 20 anos de colaboração profunda, sem uma palavra. É esta a ética que domina a imprensa portuguesa.

Rui Pimentel que todos conhecem, é sem duvida um dos melhores cartoonistas Portugueses da actualidade, do séc. XX e XXI. A sua obra é um monumento de força satírica, em que sorri com os políticos, sendo irreverente, contundente, mas sempre com um olhar construtivo, democrático. É um fiel herdeiro da ironia de Raphael Bordallo Pinheiro.

Um mestre do traço ironista que nos tem dado um retrato fiel da sociedade que nos desgoverna. Apesar de todos os seus Prémios nacionais e internacionais, apesar do reconhecimento de todos da sua obra, é despedido sem o mínimo de ética profissional dos editores da referida revista. É assim que os patrões tratam os funcionários, os artistas. Vivemos na selva, em que já não há respeito pela dignidade humana. A revista "Visão" só demonstra que grande falta de ética profissional, de ética jornalística.


O humorismo gráfico português está de luto, porque o cerco ás vozes irreverentes prossegue, dando lugar sempre ás ilustraçõeszinhas politicamente correctas, a desenhinhos que ficam sempre bem numa remodelação gráfica muito profunda, tão profunda que cheira mal. Não tenho nada contra o cartoonista que o substitui, admiro inclusive a sua obra, mas infelizmente ainda tem que amadurecer bastante para chegar ao nível de um RUI Pimentel.
.
Buraco da Fechadura repudia
.
Não é como amigo e companheiro de... risco que eu repudio o despedimento de Rui Pimentel pela revista Visão. É, sim, como leitor.
Na Europa civilizada, os jornais e as revistas prezam os seus cartoonistas. São aquele tipo de colaborador que, quando tem qualidade e deseja, "morre" no seu posto. Porque os administradores e directores dos periódicos sabem quanto vale a identificação entre os leitores e o cartoon a que são fiéis.
Eu era leitor da Visão desde o seu primeiro número. Como o fora de O Jornal, que lhe esteve na génese. Como o fui da revista Flama,onde aliás publiquei os meus primeiros desenhos satíricos, cuja equipa foi iniciar O Jornal quando a Flama encerrou.
O Rui vem desde os tempos de O Jornal. Mas agora... o seu Puro Veneno foi aniquilado por um antídoto a que chamaram "remodelação gráfica".
Neste prolongamento rectal do continente europeu, nesta época escura de socialismo cinzento, andamos a suicidar-nos silenciosamente. A suicidar os nossos talentos, a nossa identidade, o nosso bom humor, a nossa coragem.
Eu poderia ter escrito que nos andam a assassinar isso, mas prefiro chamar-lhe suicídio.
...Mas a gente continua. De gravata cada vez mais negra, mas continua.
Já houve fascismos piores e a gente sobreviveu.
...E a revista Visão perdeu em mim um leitor. Que já vinha desde os tempos da Flama. Ou eu não me chame Zé Oliveira.

2 comentários:

Anónimo disse...

A minha solidariedade para com o grande artista que é Rui Pimentel! 20 anos não são 20 dias. E um despedimento, embora sempre doloroso, não se faz assim, a seco... Muito menos a um cartoonista com a qualidade do Rui.
Uma das poucas vezes que comprei a Visão foi precisamente devido a uma capa do Rui: antes das Presidenciais, entre Cavaco Silva e Jorge sampaio, este cartoonista genial desenhou a ambos dentro da mesma cara, bastava virar a revista 180º, como se fosse um Valete ou um Rei de um qualquer baralho de cartas!
De facto, a Visão vai ficar mais turva, a partir de agora...
Para o Rui, espero que este percalço seja uma rampa de lançamento para um projecto com mais... visão!

josefranciscophotography disse...

Bom dia.
O meu nome é José Francisco e sou documentalista na editora escolar Santillana.
Gostava de utilizar uma imagem do Rui Pimentel num livro escolar e não tenho nenhuma forma de o contactar. Será que me podem fornecer o endereço de email do Rui Pimentel?
Muito o brigado
jmartins@santillana.com