quinta-feira, julho 20, 2006

Humorgrafe à procura do Cartoon Contemporâneo
.
Osvaldo de Sousa, por Zé Oliveira
.
.
O texto seguinte é assinado por Osvaldo de Sousa e, no seu blog http://humorgrafe.blogspot.com, faz a introdução a uma (mais uma) interessante iniciativa de sua lavra. É a primeira iniciativa (ou a segunda? ou a terceira?) da segunda parte dos seus cinquenta anos dedicados ao estudo da Caricatura. Que comemoraremos daqui a 25.
Para não piratearmos tudo, convidamos os companheiros de risco a visitarem o desenvolvimento desta matéria clicando aqui: http://humorgrafe.blogspot.com e corresponderem ao que ele solicita.

"Por vezes dá-nos uma loucura.
Após a febre das caricaturas de Maomé, questão que não ficou resolvida, já que não apareceu ninguém a confirmar que aquele era o rosto de Maomé; após a febre de ortodoxos que excomungaram cartoonistas que desenharam Jesus, Aquele afinal estava bem identificado, porque era a história dele (apesar dele aparecer loiro e os palestinianos, ou israelitas daqueles tempos serem bem mais morenos e de olhos escuros); após terem caricaturado Bush em guerra com o mundo (esse não foi identificado, já que todos os seus assessores negaram as parecenças)… o Cartoon foi posto em causa e já não sabemos qual o seu papel na sociedade contemporânea.
Por essa razão resolvi fazer um Inquérito mundial sobre o assunto. Se tens amigos cartoonistas de outros países que possam responder a estas questões agradecia que lhe enviasses estas questões (ver http://humorgrafe.blogspot.com ).
Não sei se vou receber alguma resposta. Não sei se vou poder fazer alguma coisa disto tudo, mas pelo menos enquanto andamos entretidos não pensamos nos problemas da vida.
Um abraço"

Sem comentários: