segunda-feira, julho 10, 2006

Estou a enfrentar algumas dificuldades técnicas com a edição do blog.
E vou estar ausente durante alguns dias, o que significa que o Buraco vai ficar parado.
Conto com a vossa compreensão.
Zé Oliveira





Homenagem Luso-Galaica para Osvaldo

Estava reservada, desta vez em Vila Real, mais uma surpresa para Osvaldo de Sousa, investigador e animador no domínio da Caricatura, que celebra este ano um quarto de século de actividade em favor do Humor Gráfico e 20 anos a realizar o Salão Nacionsl de Humor de Imprensa.


E foi exactamente em Vila Real que tudo começou: Há 25 anos, estreava-se Osvaldo ali, na Casa de Mateus, com a exposição "Stuart - 20 anos após a sua morte". E há 20, iniciava também em Vila Real o Salão Nacional de Humor de Imprensa.
Mais uma efeméride redonda: cumpriram-se este ano 10 edições do Salão Luso-Galaico de Caricatura, na mesma cidade transmontana.

Foi por tudo isto que os caricaturistas portugueses quiseram testemunhar em Vila Real o encerramento da sua atitude colectiva de apreço para com o esforço do investigador em favor da sátira gráfica. Uma atitude que se iniciara em Algés (Oeiras) com a atribuição do "Óscar da Caricatura" - um Zé Povinho "de" Raphael Bordallo Pinheiro.


Em Vila Real, ao fim da tarde do passado Sábado e a culminar a entrega dos prémios aos galardoados no Luso-Galaico, Osvaldo foi surpreendido com a entrega, da mão de Onofre Varela mas em nome de todos, de um livro (edição de um único exemplar, intitulado "O Lápis em Ris-te - Óscar da Caricatura para Osvaldo de Sousa") que contém caricaturas suas e outros desenhos, elaborados e dedicados pelos caricaturistas portugueses. Acompanhava o livro, uma pasta com os respectivos originais.
Varela salientou a importância do trabalho do investigador para os caricaturisatas e introduziu o orador seguinte, Elísio Neves, que deu conta do percurso de Osvaldo de Sousa em Vila Real no trilho da Caricatura, desde os primeiros momentos, percurso que ele próprio tem acompanhado desde o início.
À semelhança do que acontecera em Algés, a surpresa e a emoção não lhe permitiram que dissesse mais do que "obrigado".

Imagem de cima:

Imagem de baixo: Osvaldo de Sousa por J. António Fonseca

Sem comentários: