sexta-feira, maio 08, 2009

No passado Domingo, primeira
actividade pública da FecoPortugal

Criada em Outubro passado, a FecoPortugal - Associação de Cartoonistas teve no passado Domingo a sua primeira iniciativa pública.
Trata-se de uma parceria com a Amnistia Internacional, intitula-se "A Liberdade é um Risco" e consta de uma exposição de cartoons, que resulta de uma selecção de mais de 400 trabalhos recebidos expressamente de 52 países, enviados por mais de 200 autores.

Na data da inauguração comemorava-se om Dia Internacional da Liberdade de Imprensa e era esse o tema dos trabalhos que ainda podem ser apreciados até 30 de Maio na Biblioteca Orlando Ribeiro, em Telheiras (Lisboa) nas proximidades da estação do Metro.

Edição de ontem do jornal Trevim

Para ler, clicar no recorte


A Liberdade é um Risco

A Liberdade é um Risco, porque pela Liberdade se morre.

A Liberdade é um Risco, porque pela liberdade de desenhar a Liberdade se pode perdê-la.

A Liberdade pode ser o risco que se liberta das paredes de um frasco de tinta-da-china compressoras (opressoras) da sua espontaniedade. Quando se desprende num traço de humor, pode resplandecer num sorriso que provoca ou, dramaticamente, cintilar numa lágrima. Numa lágrima de dor, numa lágrima de revolta. Ou estilhaçar num grito de denúncia. Porque com tudo isto trabalham os humoristas: sorrisos, lágrimas, revolta, denúncia.

Para esta iniciativa afluiram mais de 200 autores de mais de 50 países, com mais de 400 trabalhos. É um sinal de que os cartoonistas, profissionais da comunicação, se identificam com a necessidade de se comemorar o Dia da Liberdade de Imprensa. E, com o voluntarismo (ou espírito de missão?) que os caracteriza, participaram em massa.

A Liberdade é um Risco, porque pela liberdade de desenhar a Liberdade se pode perdê-la.

José Oliveira
(Presidente da Direcção da FecoPortugal - Associação de Cartoonistas)





Sem comentários: