sexta-feira, dezembro 26, 2008



Grito do Ipiranga em Alcalá
Prémio Quevedos para Ziraldo

Ziraldo Alves Pinto, que assina Ziraldo, foi o caricaturista galardoado este ano com o Prémio Quevedos que bienalmente é atribuído pela Fundación General de la Universidad de Alcalá (Madrid). Portanto, dentro de aproximadamente um ano e em cerimónia de elevada dignidade, Ziraldo receberá a palma dos académicos e as palmas dos colegas na sala do Paraninfo do Palácio Cisneros.

Trata-se do primeiro autor de língua portuguesa a ser galardodo com o mais importante prémio mundial para a Caricatura.

Portugal esteve também representado com uma candidatura, a de João Abel Manta, cujo processo foi entregue pessoalmente em Novembro por Zé Oliveira, na qualidade de presidente da Direcção da FecoPortugal - Associação de Cartoonistas, entidade promotora.
Quem é Ziraldo?


Ziraldo Alves Pinto nasceu a 24 de Outubro de 1932 no estado de Minas Gerais, na pequena cidade de Caratinga, a cerca de 500 Km do Rio de Janeiro. De uma família de sete irmãos, e sendo filho de Zizinha e Geraldo, acabou por ser baptizado com uma mistura dos niomes dos progenitores: Ziraldo. (Foi também desse modo que o cartoonista pernambucano Lailson foi baptizado).

Aos 16 anos foi para Belo Horizonte, capital do estado, onde estudou na Faculdasde de Direito. Em 1958, ano em que completaria o curso, casou-se com Vilma, depois de sete anos de namoro. E foram pais de Daniela, Fabrizia e António, que lhes deram quatro netos.


Desenhador compulsivo desde cedo, todas as superfícies lhe serviam para garatujar: no pavimento dos passeios, nas paredes, nas aulas... E os seus pais nunca o constrangiram. Outra das suas paixões era a leitura. Lia tudo o que lhe aparecia e conhecia todas as revistas de BD. E pressentiu, ainda criança, que haveria de ser aquele o seu futuro.




Ziraldo visto por Brito

Publicações

Começou por publicar mensalmente ilustrações na revista Era uma vez… Em 1954 passou a ter uma página de humor em A Folha de Minas, o mesmo jornal que publicou o seu primeiro desenho em 1938, com apenas seis aos.


Em 1957 começou a publicar na revista A Cigarra e posteriormente em
O Cruzeiro (1958). Em 1963 inicia colaboração com o Jornal do Brasil,
onde publica diariamente uma tira de humor. O seu cartoon de crítica social e política no JB é, desde há 20 anos, uma referencia indispensável. Publicou também nas revistas Visão e Fairplay.
Durante os anos 60 as suas personagens Jeremías, o Bom, a
Supermãe
e, posteriormente, o Mineirinho, tornaram-se popularíssimos.




Foi também nadécada de 60 quando realizou o seu sonho infantil
– converter-se en autor de Banda Desenhada – que lançou a primera revista brasileira do género feita por um só autor, reunindo um grupo de personagens, comandados por Saci Pererê, que formavam parte do universo folclórico brasileiro tais como a pantera, o jabutí, o tatu, o conejo e o búho. Saci de Pererê marcou uma época na BD brasileira.

Em 1964, com a toma do poder pelos militares, interrumpeu-se a publicação da
revista. Os seus ideas de preservação ecológica, solidariedade entre os povos,
necessidade de reforma agrária, entre outras, impediram a sua sobevivência ao golpe fascista do Brasil. No entanto, a força dessas personagens, tão tipicamente brasileiros, resistiu aos duros anos do militarismo.

Em 1973, a Editorial Primor do Río de Janeiro reeditou em 3 álbuns uma
selecção das melhores histórias de Saci Pererê (a pandilla de Pererê). As
histórias passaram a ser incluídas em vários livros didácticos publicados no Brasil, ajudando as crianças brasileiras a conhecer melhor a sua cultura.

Durante o período da ditadura militar (1964-1984) Ziraldo desenvolveu um trabalho intenso de resistência à repressão. Fundou com outros humoristas o periódico inconformista mais importante da imprensa brasileira: O Pasquim.
Em 1968 Ziraldo vê reconhecido internacionalmente o seu talento pela revista Graphis. Tambem publicou na Penthouse e Private Eye, de
Inglaterra; Plexus e Planète, de França, e Mad, dos EEUU.

Em 1969 publicou o seu primeiro livro infantil, FLICTS.

Desde 1972 os seus trabalhos são seleccionados pelas revistas Graphis Anual,
Graphis Parter, Visión, Playboy, e GQ (Gentleme's Quaterly).
A partir de 1979 dedica mais tempo à sua mais antiga paixão: escrever histórias para criança. Publica O planeta Lilás e Anedotinhas do Pasquim.
Em 1980 lança o livro O menino Maluquinho, posteriormente adaptado para teatro e cinema. Na sua página web tem uma versão para ópera infantil realizada pelo maestro Ernani Aguiar. Em 1989 começam a ser publicadas tiras com esta personagem.

Em 1994 O menino Maluquinho é adaptado ao cimena.

Oa seus livros estão traduzidos em espanhol, italiano, inglês, alemão, francês e basco.

Em 1999 croiu duas revistas: Bundas e Palavras.
Em 2002 surgiu O Pasquim21.

Prémios
1969. Prémio Internacional do 32º Salão de Caricatura de Bruxelas.
Prémio Merghantaller, da Prensa Libre de América Latina, patrocinado pela
Asociación Internacional de Prensa, recebido en Caracas (Venezuela).
Convidado a criar o Cartaz anual da UNICEF, pela primeira vez realizado por um artista latino.
1980. Prémio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro, em São Paulo.
2004. Prémio Internacional Hans Cristian Andersen.

Sem comentários: