sexta-feira, maio 09, 2008

Alô Portugal, Espanha, Brasil...

Alguém sabe quando morreu A. R. Castañé?

Leonardo de Sá, investigador no domínio da BD, pede-nos que façamos o apelo: Alguém sabe quando faleceu Adolfo Rodríguez Castañé? Autor das ilustrações acima (arquivo Buraco da Fechadura; Pim-Pam-Pum, 1935), nasceu em Madrid no segundo quartel do século XIX e veio para Portugal muito novo, onde se tornou notado como desenhador. Foi aluno de Jorge Colaço, expôs nos Salões de Humoristas de 1912 e 1913 e é de sua autoria o único retrato de Fernando Pessoa pintado em vida do poeta (1912).


Colaborou intensamente num número significativo de publicações portuguesas, mas é desconhecido local e data do seu falecimento.


O pedido de Leonardo de Sá tem em vista a actualização do seu "Dicionário de autores de BD e cartoon" cuja segunda edição está a preparar.


...e Hugo?
Faz-se idêntico pedido acerca de Hugo Pinto de Moraes Sarmento, nascido em Luanda na mesma altura. Era sobrinho de Julião Machado, com quem estudou artes. Formalmente tirou o curso de Engenharia de Máquinas e Electricidade na Alemanha (Mittweida), onde residiu largos anos da sua vida. Faleceu no Rio de Janeiro na década de 60 do século XX, mas desconhece-se a data. Paralelamente à sua actividade como engenheiro, foi também pintor, desenhador e escultor. Participou no movimento dos Modernistas. Em 1925, publicou o álbum Bonecos de Hugo. Entre outros, colaborou na Ilustração Portuguesa, na Seara Nova e em A Risota.


Qualquer informação acerca destes autores, que antecipadamente se agradece, pode ser dada através de comentário neste post ou através de Mas é necessário teclar o endereço, pois a linha acima é uma simples imagem, não é um link.

8 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Zé Oliveira disse...

...por cierto volveré en Octobre. A Alcalá.
Abrazo

Anónimo disse...

Siempre es un placer y un honor que el gran Zé Oliveira venga por España.
Un abrazo.

Zé Oliveira disse...

...para que no subsistan confusiones de estatura: tengo 1,68m
Abrazo

Anónimo disse...

Grande en Bondad y Sabiduría.
Ab.

Bira disse...

Zé, envia-me um e-mail para conversarmos... Fiz um PDF com o D. Quixote, queria enviar-te!
biradantas@globo.com