sábado, janeiro 19, 2008








Mingote: 89 anos anteontem



António Mingote, que publica todos os dias um cartoon de actualidade no ABC (Madrid), completou 89 anos de idade no passado dia 17, como nos recordou Filomeno em comentário no post abaixo.



Além do seu comentário gráfico diário, desenhado com rara segurança e traço assinalavelmente moderno, Mingote mantém um intenso ritmo de trabalho extra. Ilustra frequentemente obras literárias com dezenas ou centenas de desenhos, cria séries de selos para os "correos", azulejos para estações de metro, campanhas institucionais, etc.



Filho de um músico de Daroca (Zaragoza) e de uma escritora de Tarragona, passou a sua infância na terra do pai e em Calatayud. Também residiu em Teruel, onde iniciou os estudos.



Com uma carreira grafica iniciada aos 17 anos, justamente na altura em que se vê obrigado a alistar-se no exército, possui uma vasta galeria de distinções. Designadamente o primeiro título do Prémio Quevedos e o de Doutor Honoris Causa (2005), ambos outorgados pela Universidade de Alcalá de Henares (Madrid), sendo também Doutor Honoris Causa pela Universidad Rey Juan Carlos desde Janeiro de 2007.



É o decano dos humoristas latino-americanos no activo.




A foto (de Outubro de 2007) é um extracto de uma fotografia de grupo, chegado ontem a Buraco da Fechadura por gentileza da Fundación General de la Universidad de Alcalá de Henares.

A ilustração é um cartoon (autocaricatura) publicada pelo ABC em 6 de Junho de 2003, publicada por Buraco da Fechadura mercê de gentileza de www.tebeosfera.com (Manuel Barrero). A tradução é da responsabilidade de Buraco da Fechadura, usando a própria caligrafia de Mingote.






2 comentários:

Anónimo disse...

Pois é......!

Anónimo disse...

D.E.P. Grande del Humorismo Mundial.